Ao lado de outras variáveis
como qualidade e conhecimento da marca, o preço é um dos principais fatores na
hora da escolha de um produto ou serviço, sendo uma das que mais afeta a
competitividade, volume de vendas e margem da lucratividade.
O preço é o quanto o seu
produto ou serviço vale para o seu consumidor, que busca satisfação. De acordo
com Jurecy Parente, em seu livro: Varejo no Brasil - Gestão Estratégica, o
consumidor avalia, antes da compra, aspectos como variedade, qualidade,
apresentação e ambientação e na avaliação de custos, busca preços e ofertas
apresentadas.
Definir uma estratégia de
precificação é essencial para destacar a sua empresa em um mercado cada vez
mais competitivo e exigente. Mesmo não sendo uma atividade padronizada – cada
empresa possui a sua própria política – existem algumas abordagens que podem
ser tomadas pelo administrador para buscar um preço justo para seu produto.
Para Philip Kotler e Gary
Armstrong, os custos do produto definem o valor mais baixo a ser cobrado,
enquanto que a percepção do consumidor define o teto. Para encontrar o meio
termo entre estas duas variáveis, o empreendedor ainda deve ficar de olho na
concorrência e em fatores externos e internos da empresa.
A precificação baseada em custos é bastante popular e prática, porém
possui alguns perigos ao negócio. Para implementar esta precificação o
empreendedor precisa conhecer apenas o quanto custa para produzir determinado
produto, porém desconhecer a demanda pode gerar problemas e reduzir a qualidade
dos itens.
Para basear os preços em sua concorrência, o empreendedor
busca a competitividade de olho nos preços praticados no mercado. Geralmente
esta abordagem é utilizada para conquistar determinado cliente que já tem sua
preferência por outra empresa.
No apreçamento baseado em valor, a empresa busca descobrir o que os
clientes desejam e qual o valor percebido nos produtos ofertados. Neste método,
o preço é baseado no que o mercado está disposto a pagar. Este método é
bastante vantajoso, já que a empresa entrega o que o cliente busca e pode ter
uma boa margem de lucro.
Para entender as necessidades de seu
cliente, você pode utilizar softwares que analisam o comportamento de compra de
sua base já existente. Utilizando um software BI é possível analisar o mercado
e prospects para avaliar demandas e reforçar suas estratégias para aumentar a
sua carteira.
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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