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10 de janeiro

Você sabe como precificar seu produto?

Ao lado de outras variáveis como qualidade e conhecimento da marca, o preço é um dos principais fatores na hora da escolha de um produto ou serviço, sendo uma das que mais afeta a competitividade, volume de vendas e margem da lucratividade.

O preço é o quanto o seu produto ou serviço vale para o seu consumidor, que busca satisfação. De acordo com Jurecy Parente, em seu livro: Varejo no Brasil - Gestão Estratégica, o consumidor avalia, antes da compra, aspectos como variedade, qualidade, apresentação e ambientação e na avaliação de custos, busca preços e ofertas apresentadas.

Definir uma estratégia de precificação é essencial para destacar a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Mesmo não sendo uma atividade padronizada – cada empresa possui a sua própria política – existem algumas abordagens que podem ser tomadas pelo administrador para buscar um preço justo para seu produto.

Para Philip Kotler e Gary Armstrong, os custos do produto definem o valor mais baixo a ser cobrado, enquanto que a percepção do consumidor define o teto. Para encontrar o meio termo entre estas duas variáveis, o empreendedor ainda deve ficar de olho na concorrência e em fatores externos e internos da empresa.

A precificação baseada em custos é bastante popular e prática, porém possui alguns perigos ao negócio. Para implementar esta precificação o empreendedor precisa conhecer apenas o quanto custa para produzir determinado produto, porém desconhecer a demanda pode gerar problemas e reduzir a qualidade dos itens.

Para basear os preços em sua concorrência, o empreendedor busca a competitividade de olho nos preços praticados no mercado. Geralmente esta abordagem é utilizada para conquistar determinado cliente que já tem sua preferência por outra empresa.

No apreçamento baseado em valor, a empresa busca descobrir o que os clientes desejam e qual o valor percebido nos produtos ofertados. Neste método, o preço é baseado no que o mercado está disposto a pagar. Este método é bastante vantajoso, já que a empresa entrega o que o cliente busca e pode ter uma boa margem de lucro.

Para entender as necessidades de seu cliente, você pode utilizar softwares que analisam o comportamento de compra de sua base já existente. Utilizando um software BI é possível analisar o mercado e prospects para avaliar demandas e reforçar suas estratégias para aumentar a sua carteira.

Ainda não possui um software de Business Inteligence? O Visual BI, é um sistema com ferramentas que possibilitam o gestor no tratamento de informações para a tomada de decisões nos níveis gerenciais e estratégicos. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e peça uma proposta.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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