Para quem ainda não é familiarizado com o termo “vendas Business to Business” ou “B2B” trata-se de uma transação comercial na qual um produto ou serviço é vendido de uma empresa para a outra, e não para o consumidor final. Temos assim, um vendedor que representa uma instituição e um “comprador profissional” envolvidos na dinâmica do negócio. Mas, diante do desafio de vendas no mundo pandêmico, esse cenário também se complexificou e tem exigido a adoção de estratégias que até então eram diferenciais e hoje são indispensáveis por parte dos negociantes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neoxs, as mudanças que ocorreram no mundo, pós 2020, resultaram em dificuldades de vendas para 68% dos entrevistados, justamente pelo distanciamento na hora da negociação. Para a B2B, interações maiores e frequentes, visitas presenciais e acompanhamento dos processos de negociação são parte do trabalho. O problema é que 2020 criou um abismo entre as partes (não preparadas para o futuro que já emanava) e o distanciamento complicou o andamento dos negócios. Outro desafio encontrado diante deste cenário foi a cautela adotada pelas companhias, em meio às incertezas financeiras.
Mas como superar essas dificuldades? Listamos alguns pontos que os especialistas da área destacaram:
Conhecer profundamente o produto ou serviço que está comercializando;
Buscar informações aprofundadas e seguras sobre a empresa para a qual pretende vender;
Valorizar a argumentação: defenda de forma convincente o que pretende vender;
Ser organizado em todos os processos: o uso de ferramentas apropriadas oportuniza uma organização favorável;
Bom atendimento não basta: seja o melhor!
Entregar mais do que produto ou serviço: a melhor experiência do cliente precisa ser sua missão;
Investir na Transformação Digital (e esse tópico merece destaque!).
O que é Transformação Digital
Esse é um caminho que já se desenhava desde o inicio da década passada, mas ainda era visto como um diferencial das empresas que trabalhavam nesse sistema. Agora, já é uma realidade necessária para todos que querem continuar existindo nesse mercado.
Quando se trata de prospecção, a aceleração da Transformação Digital e a digitalização se mostraram fortes aliados para a preparação de abordagens e captura de leads. Segundo a mesma pesquisa da Neoxs citada anteriormente, 80% dos respondentes acreditam nas interações digitais como nova regra de relacionamento com os clientes.
Ferramentas que automatizam processos, facilitando o andamento da estratégia, são sempre bem-vindas. Por aqui na Softbyte, trabalhamos com o Força de Vendas: uma ferramenta que permite que os pedidos sejam emitidos diretamente pela internet, por meio de smartphones ou tablets.
Além de emitir orçamentos e pedidos, este sistema permite efetuar os registros de Gestão de Relacionamento com o Cliente, de visitas a eles com o registro da localização geográfica, oportunidades de negócio, bem como incluir novos clientes nos cadastros e prover informações importantes para o representante, entre outras funcionalidades.
Quer saber mais sobre os softwares que podem fazer a sua marca se destacar? A Softbyte é uma empresa dedicada na busca por soluções para seus clientes. Entre em contato conosco através e-mail softbyte@softbyte.com.br e venha conhecer essas estratégias.
Autor: Softbyte
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!