Qual o maior diferencial de
sua empresa? Preço, qualidade e agilidade podem ser alguns dos destaques na
busca por clientes, mas saiba que são as pessoas que trabalham com você os
verdadeiros responsáveis por tornar o seu empreendimento competitivo e garantir
o seu sucesso no mercado.
Os colaboradores são
responsáveis por cativar clientes, trazer agilidade para a entrega dos produtos
e serviços dentro do prazo, pela qualidade de seu trabalho e pelo
reconhecimento de sua marca e o retorno dos consumidores para novos negócios.
Construir uma equipe de
trabalho forte e constantemente motivada é um dos principais desafios dos
gestores. E tudo isso começa com a escolha das pessoas certas para cada posto
de trabalho. Neste contexto, o recrutamento e seleção de colaboradores é a
primeira etapa na busca por profissionais engajados o sucesso e longevidade de
sua organização.
Confira algumas dicas para contratar a pessoa ideal para
sua empresa:
O primeiro passo na hora de
abrir o processo de recrutamento em sua empresa é detalhar as suas principais
necessidades. Especifique cargo e função e o perfil ideal para a vaga.
Para aumentar a precisão antes
de buscar o currículo considere que tipos de conhecimentos profissionais você
busca; quais as habilidades necessárias para a função; formação acadêmica necessária
e experiência desejável.
Reconheça
talentos dentro de sua equipe.
Antes de sair à caça de
currículos, você deve procurar entre seus colaboradores alguém que possa
assumir o cargo aberto. Dessa forma, além de motivar a sua equipe atual, você
tem a possibilidade de promover alguém que já conheça as rotinas e o ambiente
de sua organização.
Apostar na “prata da casa” é
uma boa maneira de ampliar o engajamento de seus colaboradores. Para isso,
invista em cursos de aperfeiçoamentos e busque oferecer oportunidades para
aprimorar as competências de seus funcionários. Dessa forma, alguém sempre
estará capacitado para assumir funções-chaves dentro da empresa.
Esclareça as funções da vaga
Caso não encontre nenhum
colaborador apto a assumir a função é hora de partir para a busca de currículos
externos. Divulgar em sites de busca ou em mídias sociais é uma boa forma de
receber currículos, porém é necessário que você especifique as funções a serem
desempenhadas dentro da empresa.
Isso diminui a possibilidades
de receber currículos de pessoas que não possuem habilidades necessárias para
ocupar o cargo. Informe também os benefícios, horário de trabalho, salário e o
que a empresa espera do candidato, detalhando as funções a serem desempenhadas.
Busque informações sobre os candidatos
Já recebeu muitos currículos,
fez entrevistas, testes e está em dúvida entre dois ou mais candidatos? Para
resolver estas situações é importante que você faça um mapeamento, cruzando
informações.
Você pode conversar com seus
colaboradores e sua rede de contatos para descobrir mais informações sobre
estes candidatos. Além disso, ligar para antigos chefes e buscar indicações
pode lhe informar quais destas pessoas estão realmente aptas para assumir a
vaga.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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