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05 de setembro

Saiba como buscar pessoas ideais para montar uma equipe de trabalho forte

Qual o maior diferencial de sua empresa? Preço, qualidade e agilidade podem ser alguns dos destaques na busca por clientes, mas saiba que são as pessoas que trabalham com você os verdadeiros responsáveis por tornar o seu empreendimento competitivo e garantir o seu sucesso no mercado.

Os colaboradores são responsáveis por cativar clientes, trazer agilidade para a entrega dos produtos e serviços dentro do prazo, pela qualidade de seu trabalho e pelo reconhecimento de sua marca e o retorno dos consumidores para novos negócios.

Construir uma equipe de trabalho forte e constantemente motivada é um dos principais desafios dos gestores. E tudo isso começa com a escolha das pessoas certas para cada posto de trabalho. Neste contexto, o recrutamento e seleção de colaboradores é a primeira etapa na busca por profissionais engajados o sucesso e longevidade de sua organização.

Confira algumas dicas para contratar a pessoa ideal para sua empresa:

O primeiro passo na hora de abrir o processo de recrutamento em sua empresa é detalhar as suas principais necessidades. Especifique cargo e função e o perfil ideal para a vaga.

Para aumentar a precisão antes de buscar o currículo considere que tipos de conhecimentos profissionais você busca; quais as habilidades necessárias para a função; formação acadêmica necessária e experiência desejável.

 Reconheça talentos dentro de sua equipe.

Antes de sair à caça de currículos, você deve procurar entre seus colaboradores alguém que possa assumir o cargo aberto. Dessa forma, além de motivar a sua equipe atual, você tem a possibilidade de promover alguém que já conheça as rotinas e o ambiente de sua organização.

Apostar na “prata da casa” é uma boa maneira de ampliar o engajamento de seus colaboradores. Para isso, invista em cursos de aperfeiçoamentos e busque oferecer oportunidades para aprimorar as competências de seus funcionários. Dessa forma, alguém sempre estará capacitado para assumir funções-chaves dentro da empresa.

Esclareça as funções da vaga

Caso não encontre nenhum colaborador apto a assumir a função é hora de partir para a busca de currículos externos. Divulgar em sites de busca ou em mídias sociais é uma boa forma de receber currículos, porém é necessário que você especifique as funções a serem desempenhadas dentro da empresa.

Isso diminui a possibilidades de receber currículos de pessoas que não possuem habilidades necessárias para ocupar o cargo. Informe também os benefícios, horário de trabalho, salário e o que a empresa espera do candidato, detalhando as funções a serem desempenhadas.

Busque informações sobre os candidatos

Já recebeu muitos currículos, fez entrevistas, testes e está em dúvida entre dois ou mais candidatos? Para resolver estas situações é importante que você faça um mapeamento, cruzando informações.

Você pode conversar com seus colaboradores e sua rede de contatos para descobrir mais informações sobre estes candidatos. Além disso, ligar para antigos chefes e buscar indicações pode lhe informar quais destas pessoas estão realmente aptas para assumir a vaga.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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