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25 de setembro

Quando chega a hora de mudar

Mudar é um processo que demanda comprometimento e quando isso ocorre em âmbito empresarial, é ainda mais complexo, pois as mudanças afetam diretamente a vida de várias pessoas. Por isso, uma das primeiras dúvidas dos gestores é como comunicar as novidades sem causar resistências desnecessárias. Separamos cinco dicas para alinhar o pensamento da empresa à comunicação da equipe.

1 – Tenha um plano

O processo de mudança é algo gradativo e não precisa romper com a cultura já formada. Monte um plano de ações e comunique cronogramas aos colaboradores, mostrando que todos estarão se adaptando aos poucos.

Mostrar que as ações foram planejadas e encontram-se organizadas, com prazo elástico para adaptação, aumenta o sentimento de confiança e a consequente abertura ao novo. Comunicar também é transmitir tranquilidade.

Ter um plano é também ter um guia, que irá nortear as adaptações sempre que surgir dúvidas e mostrará o processo por inteiro, ou seja, todos precisam saber o que cada pequena mudança gerará no final.

2 – Conheça seu público

Para comunicar, você precisa saber para quem está falando. Conhecer a recepção dos seus funcionários às novidades ajuda a traçar a melhor estratégia de comunicação.

Ao incorporar a forma de diálogo adequada ao público, o ambiente de trabalho melhora, os objetivos são atingidos com maior facilidade e possíveis problemas que possam aparecer, podem encontrar soluções no próprio diálogo, com mais rapidez. Com isso, os resultados aparecem em um espaço de tempo menor.

3- Adeque a linguagem

Após conhecer o seu público, reflita sobre a melhor linguagem para deixar a informação melhor entendível. A adequação da linguagem é algo que precisa ser uma constante nos processos de comunicação interna.

No entanto, cuidado! Não subestime a compreensão de sua equipe. Adequar a linguagem não significa omitir informações, apenas encontrar uma forma de falar que se aproxime da cultura do grupo.

Se é hora de mudar, diga isso. É importante deixar o processo transparente. Toda mudança gera impactos, por isso, forneça informações claras sobre a forma com que cada um será atingido pela mudança.

4 – Torne sua campanha mensurável

É importante estabelecer parâmetros para definir a eficácia da sua campanha. Observar, coletar dados e analisar deve ser uma prática constante para entender a aceitação e desempenho das mudanças introduzidas por você.

Estabeleça metas e desenvolva estratégias para atingir todos os segmentos envolvidos no processo de mudança. Lembre-se: comunicação é um fluxo, por isso, faz parte da análise a escuta dos envolvidos. Esteja aberto a compreender as dificuldades iniciais com as novidades, mas não desista - as metas servem para saber onde a campanha pretende chegar.

5 – Mude de forma eficaz

O objetivo de toda mudança deve ser a melhoria dos fluxos internos da empresa. Por isso, eleja suas prioridades. Antenada às novidades que estão trazendo benefícios para as organizações, a Softbyte desenvolve softwares exclusivos para a necessidade de cada cliente, com novas tecnologias de gestão. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.   

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