Mudar é um processo que demanda comprometimento e
quando isso ocorre em âmbito empresarial, é ainda mais complexo, pois as
mudanças afetam diretamente a vida de várias pessoas. Por isso, uma das
primeiras dúvidas dos gestores é como comunicar as novidades sem causar
resistências desnecessárias. Separamos cinco dicas para alinhar o pensamento da
empresa à comunicação da equipe.
1 – Tenha um plano
O processo de mudança é algo gradativo e não
precisa romper com a cultura já formada. Monte um plano de ações e comunique
cronogramas aos colaboradores, mostrando que todos estarão se adaptando aos
poucos.
Mostrar que as ações foram planejadas e encontram-se
organizadas, com prazo elástico para adaptação, aumenta o sentimento de confiança
e a consequente abertura ao novo. Comunicar também é transmitir tranquilidade.
Ter um plano é também ter um guia, que irá nortear
as adaptações sempre que surgir dúvidas e mostrará o processo por inteiro, ou
seja, todos precisam saber o que cada pequena mudança gerará no final.
2 – Conheça seu público
Para comunicar,
você precisa saber para quem está falando. Conhecer a recepção dos seus funcionários às
novidades ajuda a traçar a melhor estratégia de comunicação.
Ao incorporar a
forma de diálogo adequada ao público, o ambiente de trabalho melhora, os
objetivos são atingidos com maior facilidade e possíveis problemas que possam
aparecer, podem encontrar soluções no próprio diálogo, com mais rapidez. Com
isso, os resultados aparecem em um espaço de tempo menor.
3- Adeque a
linguagem
Após conhecer o
seu público, reflita sobre a melhor linguagem para deixar a informação melhor
entendível. A adequação da linguagem é algo que precisa ser uma constante nos
processos de comunicação interna.
No entanto,
cuidado! Não subestime a compreensão de sua equipe. Adequar a linguagem não
significa omitir informações, apenas encontrar uma forma de falar que se
aproxime da cultura do grupo.
Se é hora de
mudar, diga isso. É importante deixar o processo transparente. Toda mudança
gera impactos, por isso, forneça informações claras sobre a forma com que cada
um será atingido pela mudança.
4 – Torne sua
campanha mensurável
É importante
estabelecer parâmetros para definir a eficácia da sua campanha. Observar,
coletar dados e analisar deve ser uma prática constante para entender a
aceitação e desempenho das mudanças introduzidas por você.
Estabeleça metas
e desenvolva estratégias para atingir todos os segmentos envolvidos no processo
de mudança. Lembre-se: comunicação é um fluxo, por isso, faz parte da análise a
escuta dos envolvidos. Esteja aberto a compreender as dificuldades iniciais com
as novidades, mas não desista - as metas servem para saber onde a campanha
pretende chegar.
5 – Mude de forma
eficaz
O objetivo de toda
mudança deve ser a melhoria dos fluxos internos da empresa. Por isso, eleja
suas prioridades. Antenada às novidades que estão trazendo benefícios para as
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