Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

02 de junho

Qualidade como marca registrada

A produção de itens com qualidade para agradar ao público é uma meta de qualquer empresa. Mas, o controle para isso é menos utópico e mais objetivo do que se pode imaginar. O setor de qualidade é um legado da indústria bélica da Segunda Guerra Mundial que coloca as empresas que fazem uso dela em um nível superior. 

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a indústria foi impulsionada a produzir materiais bélicos de qualidade e foi nesse momento que o controle estatístico da qualidade destacou-se. Sim, o controle de qualidade está relacionado a uma série de dados, na maioria das vezes não observáveis no produto, mas que não podem ser desprezos no módulo de produção. 

Em 1931, W. A. Shewart, físico, engenheiro e estatístico norte-americano, que viria a se tornar o “pai do controle de qualidade”, iniciou estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção.  Assim, ele desenvolveu o CEP - Controle Estatístico de Processo, e criou o ciclo PDCA, método usado para resolver problemas, controlar e melhorar processos de forma constante. 

Passados mais de 80 anos, a indústria adotou essas estratégias e vem as utilizando como ferramenta para aprimoramento, não só de seus produtos finais, como também, do processo de produção. É por isso que podemos dizer que o controle de qualidade não é uma avaliação de algo que já foi feito, mas sim uma projeção para os próximos passos.

Atividade na Indústria 4.0

A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa e na era da Indústria 4.0, é claro que o setor acompanhou o desenvolvimento.

Hoje, a análise dos dados é automatizada. A Softbyte, por exemplo, dispõe de um ERP que tem por objetivo integrar todos os dados e processos  de cada área da organização em um único sistema informatizado, evitando o uso de controles paralelos como planilhas e documentos salvos localmente, permitindo desta forma que as informações estejam sempre ao alcance de todos os envolvidos. O sistema fornece informações rápidas, precisas e seguras que auxiliam na tomada de decisão dos gestores permitindo aumento de ganhos para a empresa.

O Módulo de Qualidade aproxima as empresas das principais normas de controle de qualidade exigidas pela ISO e TS, elevando a qualidade final dos produtos e a cadeia de suprimentos. Permite o cadastro de planos de inspeção, controle de aferições, controle de certificados exigíveis por item, certificados dos fornecedores e Registro de Não Conformidades do fornecedor.

Assim, a qualidade pode ser encarada como uma marca registrada da empresa que faz uso dessa ferramenta, pois sua gestão está acima de falhas humanas. A tecnologia consegue transformar o que importa em realidade: o estabelecimento de um elo de confiança entre a indústria produtora e o consumidor. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.


Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!