A produção de itens com qualidade para agradar ao público é uma meta de qualquer empresa. Mas, o controle para isso é menos utópico e mais objetivo do que se pode imaginar. O setor de qualidade é um legado da indústria bélica da Segunda Guerra Mundial que coloca as empresas que fazem uso dela em um nível superior.
Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a indústria foi impulsionada a produzir materiais bélicos de qualidade e foi nesse momento que o controle estatístico da qualidade destacou-se. Sim, o controle de qualidade está relacionado a uma série de dados, na maioria das vezes não observáveis no produto, mas que não podem ser desprezos no módulo de produção.
Em 1931, W. A. Shewart, físico, engenheiro e estatístico norte-americano, que viria a se tornar o “pai do controle de qualidade”, iniciou estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção. Assim, ele desenvolveu o CEP - Controle Estatístico de Processo, e criou o ciclo PDCA, método usado para resolver problemas, controlar e melhorar processos de forma constante.
Passados mais de 80 anos, a indústria adotou essas estratégias e vem as utilizando como ferramenta para aprimoramento, não só de seus produtos finais, como também, do processo de produção. É por isso que podemos dizer que o controle de qualidade não é uma avaliação de algo que já foi feito, mas sim uma projeção para os próximos passos.
Atividade na Indústria 4.0
A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa e na era da Indústria 4.0, é claro que o setor acompanhou o desenvolvimento.
Hoje, a análise dos dados é automatizada. A Softbyte, por exemplo, dispõe de um ERP que tem por objetivo integrar todos os dados e processos de cada área da organização em um único sistema informatizado, evitando o uso de controles paralelos como planilhas e documentos salvos localmente, permitindo desta forma que as informações estejam sempre ao alcance de todos os envolvidos. O sistema fornece informações rápidas, precisas e seguras que auxiliam na tomada de decisão dos gestores permitindo aumento de ganhos para a empresa.
O Módulo de Qualidade aproxima as empresas das principais normas de controle de qualidade exigidas pela ISO e TS, elevando a qualidade final dos produtos e a cadeia de suprimentos. Permite o cadastro de planos de inspeção, controle de aferições, controle de certificados exigíveis por item, certificados dos fornecedores e Registro de Não Conformidades do fornecedor.
Assim, a qualidade pode ser encarada como uma marca registrada da empresa que faz uso dessa ferramenta, pois sua gestão está acima de falhas humanas. A tecnologia consegue transformar o que importa em realidade: o estabelecimento de um elo de confiança entre a indústria produtora e o consumidor. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.
Autor: Softbyte
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