Quase dois terços das empresas com estratégias bem
estabelecidas de modelagem analítica avançada reportaram margens e receitas
operacionais de 15% ou mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela EY
juntamente com a Forbes Insight.
Segundo o relatório, 78% das empresas brasileiras líderes
apresentam um crescimento de 15% nas receitas com o uso de ferramentas de
análise. A também aponta que modelagem analítica de dados aumentou em setores dentro da empresa
como nas áreas de Recursos Humanos, Vendas e Marketing.
De acordo com Crizz Mazzei, chief analytics officer da EY,
executivos que entendem o valor de um sistema de análises avançado estão
transformando a ferramenta em um elemento central das estratégias de negócios e
as utilizando como um diferencial de competitividade. Segundo ele, muitas empresas
iniciaram processos de análise para melhorar os processos atuais e agora
estão expandindo para repensar o que eles vendem, como eles vendem, para quem eles
vendem e como se diferenciar de sua concorrência.
A pesquisa realizada com 1.500 executivos em todo o mundo ainda aponta que 70% das empresas com grande desempenho costumam avaliar as informações para rever estratégias de negócios e atualizar o seu posicionamento no mercado.
Os resultados ainda
encontraram uma clara diferença entre os níveis de maturidade de análise das
empresas:
Lideres: 7%
Possuem sistemas de analises bem estabelecidas e centrais
nas estratégias de negócio. A sua habilidade em avaliar os dados e a
concorrência os tornam líderes de mercado.
Competitivas: 45%
A
sua estratégia de análise está estabelecida e começa a ser vista como peça
chave na tomada de decisões
Em desenvolvimento:
38%
Estratégias de análise estão estabelecidas em linhas
específicas do negócio, mas ainda não está totalmente alinhada dentro da
empresa
Iniciantes: 10%
Empresas iniciantes não possuem uma visão
analítica do negócio no momento.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!