A meta de qualquer negócio é o
crescimento de suas operações, ampliando sua presença no mercado e o seu
faturamento. Para isso não existem fórmulas prontas, mas é possível escolher
algumas estratégias baseadas em análise de sua empresa, de seus concorrentes,
de seus clientes e das metas que você deseja alcançar.
Basicamente, são quatro as
estratégias para o crescimento de sua empresa: aperfeiçoar a oferta, inovação e
lançamento de novos produtos, ampliação da escala de produção, ou aquisição de
novos negócios.
Para descobrir qual a
estratégia que melhor se encaixa em sua organização, é preciso levar em conta
diversos fatores, como analisar cenários futuros,
suas vantagens competitivas,
a sua Matriz Swot,
entre outros.
Algumas das alternativas
envolvem o crescimento orgânico de sua empresa, você pode, por exemplo, buscar
investir na ampliação de sua capacidade de produção já existente, ou criar
novos produtos para atender a demandas do consumidor. Ou você pode investir na
aquisição ou fusões com a concorrência, ou de empresas em mercados paralelos ao
seu, ou até mesmo formar alianças com outras empresas. Esse paradigma é
conhecido como build, buy or bound, ou seja, construir, comprar ou coligar.
Confira abaixo, cada uma destas estratégias.
Crescimento orgânico (build): É aquele em que a empresa desenvolve seus ativos, tangíveis
e intangíveis, buscando melhor o desempenho de negócios já existentes. Aqui
você pode desenvolver novos produtos ou serviços, ampliar a sua capacidade
fabril, ou desenvolver novos mercados.
Este tipo de estratégia é
conhecido como crescimento intenso e é indicado para empresas em que o setor é
mais resistente a avanços tecnológicos; os mercados visados não estão saturados
com produtos; o mercado visado é suficiente diferenciado a ponto de dissuadir a
sua concorrência a tentar invadir o segmento; e os insumos necessários possuem
preço e quantidade estáveis e estão disponíveis no momento correto.
Crescimento por aquisição (buy): É aquele em que uma empresa adquire todos os ativos de
outra relacionada ao negócio principal, visando incorporar novas estruturas
como forma de ampliar a cadeia de valores de um empreendimento.
Existem alguns tipos de
aquisição, que são as verticais para frente, para trás e horizontal, cada uma
com suas particularidades. A integração vertical para trás, por exemplo, visa a
aquisição de empresas fornecedoras de matéria-prima. A aquisição vertical para
frente diz respeito a aquisição de canais de distribuição.
Já a integração horizontal diz
respeito a aquisições para aumento da variedade de produtos ou expansão da
empresa para ampliar o mercado geograficamente.
Crescimento por cooperação (bound): Quando
bem-sucedida, essa estratégia permite ganhos de escala em um espaço de tempo
menor, uma vez que redes já estabelecidas no mercado unem forças e passam a
realizar atividades conjuntas.
Estas parcerias empresariais, ou joint-ventures, consistem em unir recursos para o desenvolvimento de um negócio em conjunto, dividindo os resultados, sejam eles lucros ou prejuízos. Os recursos oferecidos pelas empresas podem ser capital financeiro, matéria-prima, tecnologia ou até mesmo mão de obra.
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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