Muitas vezes as empresas ficam
com dúvidas sobre como agir em um mercado cada vez mais competitivo e com
consumidores mais exigentes e com mudanças de comportamento mais frequentes.
Uma boa maneira é realizar pesquisas de mercado, buscando informações junto aos
clientes, concorrentes ou fornecedores para orientar a sua tomada de decisões.
A pesquisa de mercado vai
muito além de aplicar questionários ou realizar entrevistas. Para tomar
decisões mais assertivas você pode e deve utilizar diversas formas de pesquisa,
cruzando informações de diversas fontes diferentes.
Uma boa pesquisa de mercado
pode auxiliá-lo a tomar algumas decisões como expandir a sua área de atuação,
entrar em novos segmentos de mercado, utilizar novos canais de distribuição,
lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços, dimensionar a sua equipe, ajustar
preços, escolher pontos comerciais, posicionar produtos e marcas, entre outros.
Confira os tipos de pesquisas mais comuns
Potencial de consumo – é
utilizada para avaliar a demanda de produtos e serviços junto ao mercado. Este
tipo de pesquisa deve ser realizado não apenas para a abertura de novos
mercados, mas também periodicamente, para investigar o quanto de seus produtos ou
serviços estão sendo utilizados e como melhorá-los para atrair novos clientes.
Satisfação do cliente – Utilizada
para identificar oportunidades de melhoria ou falhas em seus produtos e
serviços, ouvindo a opinião de seus clientes sobre a experiência que ele teve.
Participação de mercado – Serve para mensurar a força de sua empresa e de sua
concorrência no mercado. Você pode usar esta pesquisa para direcionar sua força
de vendas para novos públicos e mercados e realizar promoções específicas.
Teste de novos produtos e serviços – Utilizado para avaliar e ajustar novidades em seu mix,
buscando reduzir riscos no lançamento.
Ponto de venda – Utilizada
para descobrir a melhor alternativa de local para a instalação ou ampliação de
seu negócio.
Preço - para ajustar o preço no seu mercado e
avaliação da entrada em novos mercados e públicos consumidores.
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relatórios para a tomada de decisões. O Visual BI é uma delas. Com o software,
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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