Muito mais do que pensar em
softwares, a gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês),
deve ser tratada como uma estratégia para gerar mais vendas dentro de sua
empresa.
Atualmente, em um mercado cada
vez mais competitivo, a personalização no atendimento ao cliente pode ser um
bom método para fidelizar clientes. Com o auxílio de um software, você pode
identificar e traçar o perfil de sua clientela, organizar informações sobre
eles e traçar estratégias para ampliar suas vendas.
Para traçar as suas
estratégias de vendas através de quatro passos básicos. Confira abaixo:
Identificação
Para começar a conversar com
os clientes, primeiro temos que ter uma base de quem eles são. Para isso, você
precisa descobrir nomes, cargo na empresa que desempenham, preferência de
horário para contato, melhor meio de comunicação para este contato,
necessidades, o que procuram, entre outras informações relevantes para traçar
um perfil para melhor direcionar suas ações de marketing.
Os clientes já existentes na
empresa devem ser identificados individualmente. Dessa forma você pode otimizar
recursos na etapa de prospecção e também na renovação de contratos.
Diferenciação
Você também deve identificar
quais os tipos de clientes com maior potencial para compra. Com eles, deve-se
construir laços de comunicação maiores, buscando a aproximação e antecipação de
suas necessidades. Você ainda deve analisar o potencial de crescimento de cada
cliente em determinados períodos de tempo.
Interação
Com o conhecimento de quem é o
seu cliente, é possível partir para a interação com eles através de campanhas
segmentadas de marketing para ampliar as possibilidades de conversão.
Além disso, é possível
interagir com os clientes já fidelizados, ampliando os canais de comunicação
com eles, oferecendo novos produtos e ampliando a possibilidade de novos negócios.
Personalização
É nesta etapa que você busca
reter cliente que apresentam níveis desejáveis de valor agregado. Com todas as
informações e com canais de comunicação estabelecidos você pode personalizar a experiência
de compra e torna-la mais agradável e aumentar o índice de retenção destes
clientes, obtendo receitas contínuas.
O Gestor ERP, software
desenvolvido pela Softbyte possui um módulo de CRM, que permite que você
conheça os seus clientes e gere relatórios sobre os modelos de venda de sua
empresa. Além disso, o sistema possui módulos para controle de estoque,
qualidade, pedidos, compras, financeiro, entre outras muitas funções para
facilitar a vida do administrador. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e solicite uma proposta.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!