Que o ano está sendo turbulento e exigindo adaptações rápidas de todas as empresas não é novidade. Porém, a pandemia pode ter desenhado um novo cenário no mercado de negócios que está se transformando numa realidade permanente.
Um dos setores que mais precisaram mostrar reação nesse período de pandemia foi o de logística, para garantir o cumprimento das obrigações contratuais, mantendo relacionamento ativo com os clientes e a possibilidade de superação do impacto financeiro, ao mesmo tempo em que está sendo desafiado pela produção e distribuição de produtos, impactado pela baixa nos estoques, e dificuldades com a mão-de-obra.
De acordo com artigo da Harvard Business Rewiew, 94% das empresas da lista Fortune 1000 sofreram impactos diretor com ao menos um fornecedor importante para o negócio, devido ao novo coronavírus.
Com tudo isso, novas soluções precisaram ser encontradas e seguirão como tendência de mercado para os próximos anos, de acordo com PwC. Confira:
1 - Criação de estoques
Uma das primeiras iniciativas para manter a empresa em funcionamento é a criação e manutenção de estoques. Essa atitude permite uma segurança maior, em casos de paradas atípicas como a que vivemos, garantindo a empresa uma continuidade nas operações.
2- Produção em regiões mais próximas
Outra tendência, com as medidas de isolamento, foi a valorização das empresas locais, ou seja, daquelas logisticamente mais próximas do consumidor final. Esse aspecto se mostrou importante, pois é uma tendência de logística que vai à contramão do que o mundo vinha vivendo até então: empresas globalmente focadas, interdependentes da demanda de matérias-primas importadas, sobretudo de países como a China. A busca por uma produção mais local passa também por fornecedores mais próximos e o fortalecimento de uma nova rede de produção.
3 - Relacionamento sólido com clientes
A necessidade de renegociar prazos e pagamentos obrigou as empresas a voltar a atenção para o cliente de uma forma que há muito tempo estava esquecida: a personalização dos atendimentos por meio de relacionamentos sólidos. Isso significa que manter controle sobre o perfil do cliente, conhecendo suas demandas, é uma necessidade para futuras negociações.
4- Digitalização da cadeia de logística
70% de 300 empresas pesquisadas em um levantamento da Resilinc feito entre janeiro e fevereiro de 2020 disseram que ainda estavam coletando dados e avaliando manualmente para identificar quais de seus fornecedores estavam em áreas que sofreram lockdown na China. Desde então se mostra a necessidade da agilidade de informações para a adequação de estoques, gerenciamento automatizado e remoto e flexibilidade em logística.
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