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21 de novembro

O processo de pré e pós-venda

O aumento da concorrência, a crise financeira e a alta exigência do consumidor fazem com que as empresas necessitem, cada vez mais, utilizar técnicas de venda de forma eficiente para captar e fidelizar clientes, ampliando o seu resultado financeiro.

Garantir a satisfação com os produtos ou serviços oferecidos é uma obrigação para qualquer empresa. Para transformar pessoas interessadas em clientes fiéis à sua marca, é preciso utilizar técnicas de pré, venda e pós-venda.

Pré-venda

O objetivo da pré-venda é apresentar o diferencial de sua empresa para a captação de novos clientes. Você deve observar a prospecção e buscar a qualificação de seus clientes, ou seja, identifica-los e fazer com que eles tenham interesse pelo que você oferece.

Na fase de identificação, você deve coletar informações sobre o seu público-alvo, entender o seu comportamento e traçar o perfil de seu consumidor. Para isso, busque as respostas para algumas perguntas, como o que o cliente procura, quais os problemas ele precisa responder, quais suas necessidades e desejos, o que ele espera, que tipo de soluções você pode oferecer, qual o diferencial de sua empresa, entre outras.

Já na qualificação, você deve fazer com que sua empresa se torne conhecida e chegue até o seu cliente em potencial. É a fase da divulgação de seu produto ou serviço. Para isso, você pode utilizar diversos canais, como o tradicional boca-a-boca, material impresso, anúncios na mídia tradicional ou na internet, através das mídias sociais. Você deve chegar ao seu cliente e convence-lo de que a solução para a demanda é através de sua empresa.

Venda

O processo de venda é uma sequência de passos e etapas para fechar um negócio. Ele envolve a prospecção, abordagem, apresentação do produto/serviço, negociação e fechamento.

Alguns fatores podem garantir o sucesso de uma venda, como a empatia e atenção ao cliente, a cordialidade no atendimento, a redução do tempo de espera, a percepção das necessidades do consumidor, a relação custoXbenefício de seu produto, entre outros.

Pós-venda

Manter um contato com seu cliente após a venda ser finalizada e o produto entregue é muito importante. Não só pela fidelização, como também para a boa imagem de sua empresa junto ao mercado.

Lembre-se que um cliente satisfeito é meio caminho andado para o fechamento de novos negócios e para a divulgação de sua empresa, já que pode garantir indicações para novos prospects.

Por isso, entre em contato, via e-mail, telefone ou visitas pessoais, pergunte se a demanda foi atendida a contento e quais os pontos que podem ser melhorados.

O Gestor ERP, software desenvolvido pela Softbyte possui um módulo de CRM, que permite que você conheça os seus clientes e gere relatórios sobre os modelos de venda de sua empresa. Além disso, o sistema possui módulos para controle de estoque, qualidade, pedidos, compras, financeiro, entre outras muitas funções para facilitar a vida do administrador. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail:softbyte@softbyte.com.br e solicite uma proposta

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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