O aumento da concorrência, a
crise financeira e a alta exigência do consumidor fazem com que as empresas
necessitem, cada vez mais, utilizar técnicas de venda de forma eficiente para
captar e fidelizar clientes, ampliando o seu resultado financeiro.
Garantir a satisfação com os
produtos ou serviços oferecidos é uma obrigação para qualquer empresa. Para
transformar pessoas interessadas em clientes fiéis à sua marca, é preciso
utilizar técnicas de pré, venda e pós-venda.
Pré-venda
O objetivo da pré-venda é
apresentar o diferencial de sua empresa para a captação de novos clientes. Você
deve observar a prospecção e buscar a qualificação de seus clientes, ou seja,
identifica-los e fazer com que eles tenham interesse pelo que você oferece.
Na fase de identificação, você
deve coletar informações sobre o seu público-alvo, entender o seu comportamento
e traçar o perfil de seu consumidor. Para isso, busque as respostas para
algumas perguntas, como o que o cliente procura, quais os problemas ele precisa
responder, quais suas necessidades e desejos, o que ele espera, que tipo de
soluções você pode oferecer, qual o diferencial de sua empresa, entre outras.
Já na qualificação, você deve
fazer com que sua empresa se torne conhecida e chegue até o seu cliente em
potencial. É a fase da divulgação de seu produto ou serviço. Para isso, você
pode utilizar diversos canais, como o tradicional boca-a-boca, material
impresso, anúncios na mídia tradicional ou na internet, através das mídias
sociais. Você deve chegar ao seu cliente e convence-lo de que a solução para a
demanda é através de sua empresa.
Venda
O processo de venda é uma sequência
de passos e etapas para fechar um negócio. Ele envolve a prospecção, abordagem,
apresentação do produto/serviço, negociação e fechamento.
Alguns fatores podem garantir
o sucesso de uma venda, como a empatia e atenção ao cliente, a cordialidade no
atendimento, a redução do tempo de espera, a percepção das necessidades do
consumidor, a relação custoXbenefício de seu produto, entre outros.
Pós-venda
Manter um contato com seu cliente
após a venda ser finalizada e o produto entregue é muito importante. Não só
pela fidelização, como também para a boa imagem de sua empresa junto ao
mercado.
Lembre-se que um cliente satisfeito é
meio caminho andado para o fechamento de novos negócios e para a divulgação de
sua empresa, já que pode garantir indicações para novos prospects.
Por isso, entre em contato, via
e-mail, telefone ou visitas pessoais, pergunte se a demanda foi atendida a
contento e quais os pontos que podem ser melhorados.
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desenvolvido pela Softbyte possui um módulo de CRM, que permite que você
conheça os seus clientes e gere relatórios sobre os modelos de venda de sua
empresa. Além disso, o sistema possui módulos para controle de estoque,
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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