A transformação digital, aliada aos avanços tecnológicos vêm impactando de maneira positiva o mundo dos negócios. A maneira como percebemos e interagimos com a tecnologia está passando por transformações radicais.
Novidades como a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Objetos autônomos, entre outros, vem mudando o conceito como encaramos a tecnologia e criando oportunidades até então desconhecidas para as empresas.
A empresa de consultoria Gartner identificou algumas das principais tendências tecnológicas para o próximo ano. A empresa definiu as tendências com potencial disruptivo substancial e que começam a impactar na vida das pessoas. Para os gestores, é importante avaliar as tendências e observar oportunidades, buscando criar vantagens competitivas.
Confira algumas destas tendências:
1- Objetos autônomos
Robôs, drones e veículos autônomos utilizam a Inteligência Artificial (IA) para automatizar funções antes exercidas por humanos. A utilização da IA pode fornecer comportamentos avançados, que permitem interação mais natural com o ambiente e pessoas. Esses elementos devem impulsionar o mercado nos próximos dez anos, de acordo com a consultoria.
2 - Analítica aumentada
A análise aumentada utiliza o machine learning para transformar como a análise de dados será desenvolvida, consumida e partilhada. Isso irá otimizar o processo de gerenciamento de dados e de decisão, gerando insights de forma mais facilitada.
3- Desenvolvimento orientado por AI
A Inteligência Artificial deve ser utilizada de forma mais avançada, se integrando no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Dessa forma, novas oportunidades para a criação de aplicativos profissionais à medida que a IA passa a integrar o desenvolvimento, automatizando algumas funções.
4- Gêmeos digitais
Um gêmeo digital é a representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real. Os Digital Twins são modelos de software dinâmico, que se baseiam em dados operacionais e permitem compreender como uma organização opera seu modelo de negócio, implantam novos recursos e adapta às mudanças.
5 - Imersão
A experiência imersiva na utilização de tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista será ampliada e se tornará multicanal. Isso deve mudar a maneira como as pessoas percebem o mundo digital. A capacidade de se conectar com o usuário através de vários sentidos proporcionará um ambiente mais rico para fornecer informações diferenciadas.
6- Blockchain
A tecnologia de blockchain deve trazer maior confiança e transparência entre clientes e empresa. Além disso, deve reduzir conflitos entre ecossistemas de negócio, diminuindo custos e tempo gasto em transações. Além disso, o blockchain permite que as empresas aumentem a eficiência das operações, automatizando processos e digitalizando registros.
7- Espaços inteligentes
Um espaço inteligente é um ambiente físico ou digital em que os seres humanos e os sistemas com tecnologia interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes. Múltiplos elementos – incluindo pessoas, processos, serviços e coisas se reúnem em um espaço inteligente para criar uma experiência mais imersiva, interativa e automatizada.
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!