Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

18 de agosto

Nota Fiscal: segurança e estratégia para sua empresa

Se você possui uma empresa, a emissão de notas fiscais já deve ser parte da rotina, não é mesmo? Obrigatoriedade fiscal predisposta pela Lei Federal Nº 8.846, de 1994, a emissão de notas fiscais é na prática tão importante quanto desafiadora para quem gere o dia a dia de um negócio. Mas, entender a importância da ação transforma o olhar sobre a obrigatoriedade.

 A nota fiscal (NF) é um documento obrigatório emitido pelas empresas para o registro de transações de compra e venda, seja de produtos ou serviços. Para além do comprimento legal da operação, a NF garante um melhor controle do fluxo de caixa, análise do lucro, balanço de despesas e impostos pagos dentro de determinado período. É uma forma de gestão aplicada, onde a parte operacional garante um mapeamento que pode ser utilizado como estratégico para as ações futuras.

Por ser tão fundamental para o controle financeiro da empresa, é importante que as notas fiscais de compras e vendas, no formato tradicional ou eletrônico, sejam guardadas por um período de até cinco anos. Essa medida visa a proteção da empresa, uma vez que a Nota Fiscal funciona como uma garantia da prestação do serviço e imposto recolhidos.

Além de ser um registro de compra e venda, a NF também serve como registro de impostos e tributos recolhidos, além de ser utilizada em casos de troca de mercadorias, transferências, devoluções, simples remessa e operações interestaduais.

A nota fiscal também é importante para os cálculos de Imposto de Renda, tanto de pessoa jurídica como física. Por isso, mantenha a atenção a emissão para não ter problemas com o Fisco. 

Então, para tornar o processo mais ágil e estratégico é importante contar com um sistema de emissão fiscal compatível com a realidade da empresa. A Softbyte dispõe do Fiscal Drive  que facilita o cumprimento da legislação referente a NF-e/SPED, realizando a coleta automatizada e facilitando o armazenamento e análise de XML de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).

Muitos processos internos das empresas são automatizados, garantindo segurança, integridade de informações e redução de custos operacionais. O Fiscal Drive é um sistema que reúne todas as notas fiscais emitidas ou recebidas com base em regras definidas. O Fiscal Drive ainda utiliza aprendizado de máquina, apontando possíveis falhas no preenchimento e valores destes documentos, apontando os motivos das falhas.

Além disso, o sistema gera e integra informações contábeis para a entrega junto aos órgãos governamentais e também manifesta e mantém a guarda destes documentos. O produto pode ser utilizado para NF-e, NFC-e, CT-e e NFS-e.  Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e saiba mais detalhes.


Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!