A crise econômica modificou os
hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a reduzir a frequência e o
volume de compras. Porém, ficar de olho nas tendências pode ser uma boa saída
para a sua empresa superar as dificuldades e encontrar novas oportunidades de
negócios.
De acordo com a Total Retail 2017,
pesquisa realizada pela PwC, para escapar de um cenário de dificuldades
econômicas, os consumidores utilizaram a velha máxima de “fazer mais com
menos”. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que a pesquisa com diferentes
varejistas, buscando o menor preço, foi uma das principais maneiras de
economizar.
Além disso, 49% disseram que
reduziram a frequência de entretenimento, como restaurantes e bares. Outra
tendência é a de busca de ofertas em lojas, adotada por 46% dos entrevistados.
A restrição de compra de artigos de primeira necessidade foi apontada por 43%.
Em um cenário de melhora na
economia, cerca de 41% dos brasileiros pretendem preservar os hábitos de
consumo e poupar dinheiro e 38% farão mais pagamentos à vista.
A evolução de aparelhos
tecnológicos como os smartphones também vem mudando os hábitos de consumo no
país. Em2012, apenas 15% das pessoas utilizavam os canais mobile para compras,
passando para 31% na última pesquisa.
Entre os produtos que os
consumidores brasileiros preferem adquirir online estão os livros,
músicas, videogames e eletrônicos. Para as categorias alimentos, móveis,
objetos de decoração e materiais de construção, os consumidores ainda preferem
visitar a loja física para experimentar e testar produtos.
A pesquisa foi realizada com
24 mil consumidores de 29 países. No Brasil foram em torno de mil entrevistas.
E você? Está acompanhando as tendências nos hábitos de seus
clientes?
Quer mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Tags:
gestão empresarialProcura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!