O fim do ano é um ótimo momento para o comércio e varejo em geral. Alguns fatores típicos do período contribuem para o incremento das vendas: datas comemorativas, injeção do 13º salário e, muitas vezes, férias, fazem com que os consumidores aproveitem o período para as compras. Por isso, planejar as ações de vendas para o período, através das promoções especiais, é uma ótima estratégia para aproveitar a oportunidade.
Foco, força e trabalho!
A primeira coisa a se pensar é na definição das margens promocionais. Para isso, avalie quais produtos podem ser liquidados e de que forma. Lembre-se que esse momento precisa de uma boa divulgação: antes de definir os produtos e preços, pense de que forma essa venda impacta de forma positiva no conceito da loja, partindo do ponto de vista do cliente.
Para definir a margem correta da promoção, tenha o controle do estoque, do preço de reposição e outras variáveis que influenciam no valor agregado do produto. Para que tudo isso funcione, determine prazos para a duração das promoções e campanhas e mantenha o foco no planejamento.
Experiência de compra
Seu cliente precisa ter uma experiência positiva de compra — em qualquer época do ano – mas ainda mais nessa correria de fim de ano que tende a deixar qualquer pessoa nervosa. Lembre-se que isso passa pelo bom atendimento. Certifique-se de sua equipe está preparada para a demanda de fim de ano.
Conhecer o perfil do seu consumidor e manter uma base de clientes já fidelizada para nutri-la com dados sobre promoções sempre que iniciar uma campanha é uma estratégia para impactar as vendas.
Conecte seu planejamento através de um software de gestão
Um enorme diferencial é contar com um software de gestão. Através desse tipo de ferramenta você consegue gerenciar todas as etapas da pré-venda ao feedback do cliente. Dessa forma, consegue gerenciar e determinar o sucesso de suas campanhas.
Entre os recursos que esse tipo de ferramenta possui está o controle de estoque, preços, a emissão de nota fiscal, a gestão de compras, a compilação de dados sobre lucratividade e número de vendas. Além disso, é possível criar um banco de dados dos clientes e outras necessidades específicas da sua loja.
Para saber mais como organizar todas essas informações, de forma a obter o melhor desempenho de vendas no fim do ano, entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e venha conhecer mais sobre como podemos te auxiliar com a criação de softwares de gestão de vendas focados na sua realidade!
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