A liderança é o processo de
conduzir um grupo de pessoas, motivando-as e influenciando-as para que atinjam
metas e objetivos em comum. Um líder deve não só possuir conhecimentos técnicos
relativos aos processos da empresa, como também ter a capacidade de entender
pessoas e de motivá-las.
Os resultados de uma
organização são relacionados aos recursos humanos existentes e de suas
capacidades e qualidades. Estes fatores podem ser obtidos através de ações dos
líderes internos.
De acordo com o autor Robert Earl Kelley, um líder eficaz deve garantir o respeito de seus colegas de trabalho através de pelo menos uma das três áreas de influência:
Quociente de conhecimento - respeitada qualificação e comprovado bom-senso em áreas relevantes para as metas do grupo;
Quociente de Pessoa/habilidade - indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para alcançar o objetivo;
Quociente de iniciativa - indica que você desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar de fato, a meta.
A liderança não deve ser
confundida com gerencia ou chefia. O chefe é alguém que exerce o poder de
mando, em virtude de uma autoridade oficial. Já o líder é alguém que graças à
personalidade e conhecimentos dirige um grupo com a colaboração de seus
líderes.
Existem diversos tipos de
liderança, entre elas a autocrática, liberal e democrática, cada uma com suas
peculiaridades, vantagens e desvantagens. Abaixo algumas das características de
cada um:
Autocrático
É o famoso chefe. Ele
determina sozinho as diretrizes sem a participação do grupo, além de escolher
técnicas para execução das tarefas. Ele indica qual tarefa cada um dos
colaboradores irá realizar e dá as instruções, sem deixar espaço para a
criatividade da equipe.
As consequências desta
liderança estão relacionadas com a ausência de espontaneidade e de iniciativa,
e pela inexistência de qualquer amizade no grupo. O trabalho só se desenvolve
na presença do líder, visto que, quando este se ausenta, o grupo produz pouco e
tende a indisciplinar-se.
Liberal
Os liderados têm a total
liberdade de tomada de decisões. O grupo é quem determina as funções e a
divisão do trabalho. Porém, como os elementos tendem a pensar que podem agir
livremente, este tipo de liderança tende a gerar problemas, levando a
diminuição na produção, devido ao tempo gasto com discussões dentro da equipe.
Democrático
o Líder assiste e instiga o
debate entre todos os colaboradores. É o grupo que esboça as providências e
técnicas para atingir os objetivos e todos participam nas decisões. Cada membro
do grupo decide com quem trabalhará e o próprio grupo que decide sobre a divisão
das tarefas. O líder procura ser um membro igual aos outros elementos do grupo,
não se encarregando muito de tarefas. É objetivo, e quando critica limita-se
aos fatos.
Este tipo de liderança promove
o bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência um
ritmo de trabalho suave, seguro e de qualidade, mesmo na ausência do líder. O
comportamento deste líder é de orientação e de apoio. É o estilo que produz
maior qualidade de trabalho.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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