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24 de novembro

Líder autocrático, liberal e democrático: entenda as diferenças

A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, motivando-as e influenciando-as para que atinjam metas e objetivos em comum. Um líder deve não só possuir conhecimentos técnicos relativos aos processos da empresa, como também ter a capacidade de entender pessoas e de motivá-las.

Os resultados de uma organização são relacionados aos recursos humanos existentes e de suas capacidades e qualidades. Estes fatores podem ser obtidos através de ações dos líderes internos.

De acordo com o autor Robert Earl Kelley, um líder eficaz deve garantir o respeito de seus colegas de trabalho através de pelo menos uma das três áreas de influência:

Quociente de conhecimento - respeitada qualificação e comprovado bom-senso em áreas relevantes para as metas do grupo;

Quociente de Pessoa/habilidade - indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para alcançar o objetivo;

Quociente de iniciativa - indica que você desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar de fato, a meta.

A liderança não deve ser confundida com gerencia ou chefia. O chefe é alguém que exerce o poder de mando, em virtude de uma autoridade oficial. Já o líder é alguém que graças à personalidade e conhecimentos dirige um grupo com a colaboração de seus líderes.

Existem diversos tipos de liderança, entre elas a autocrática, liberal e democrática, cada uma com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Abaixo algumas das características de cada um:

Autocrático

É o famoso chefe. Ele determina sozinho as diretrizes sem a participação do grupo, além de escolher técnicas para execução das tarefas. Ele indica qual tarefa cada um dos colaboradores irá realizar e dá as instruções, sem deixar espaço para a criatividade da equipe.

As consequências desta liderança estão relacionadas com a ausência de espontaneidade e de iniciativa, e pela inexistência de qualquer amizade no grupo. O trabalho só se desenvolve na presença do líder, visto que, quando este se ausenta, o grupo produz pouco e tende a indisciplinar-se.

Liberal

Os liderados têm a total liberdade de tomada de decisões. O grupo é quem determina as funções e a divisão do trabalho. Porém, como os elementos tendem a pensar que podem agir livremente, este tipo de liderança tende a gerar problemas, levando a diminuição na produção, devido ao tempo gasto com discussões dentro da equipe.

Democrático

o Líder assiste e instiga o debate entre todos os colaboradores. É o grupo que esboça as providências e técnicas para atingir os objetivos e todos participam nas decisões. Cada membro do grupo decide com quem trabalhará e o próprio grupo que decide sobre a divisão das tarefas. O líder procura ser um membro igual aos outros elementos do grupo, não se encarregando muito de tarefas. É objetivo, e quando critica limita-se aos fatos.

Este tipo de liderança promove o bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência um ritmo de trabalho suave, seguro e de qualidade, mesmo na ausência do líder. O comportamento deste líder é de orientação e de apoio. É o estilo que produz maior qualidade de trabalho.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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