Muitas
vezes, a parte mais difícil de uma negociação é a cobrança. Não é raro entregar
o produto e ter que esperar pelo acerto do cliente. Mas, separamos algumas
dicas para facilitar a cobrança, sem desgaste, afinal, negociar é
relacionar-se.
Respeite
datas e horários
Nada mais
inoportuno do que ligações de cobranças na hora das refeições. Por mais que,
muitas vezes, o melhor horário para encontrar o cliente seja mesmo as paradas
ao meio dia e à noite, tome cuidado para que isso não interfira na confiança
que o seu cliente deposita em você. Sempre que possível, mantenha o contato
dentro do horário comercial, evitando esse tipo de ligação em momentos de
descanso.
O mesmo vale
para os finais de semana: evite cobranças que podem resultar em desgaste para a
sua empresa. Pense sempre que assim como você quer e tem o direito a receber,
seu cliente também pode precisar de um tempo e dispor de uma organização para
efetuar o pagamento, o que muitas vezes não é viável em pleno domingo! Por
isso, não há por que causar uma situação incômoda, que não poderá ser resolvida
imediatamente.
Sempre que
possível, organize o contato dos clientes com o melhor horário para falar com
eles. Ter cadastro atualizado nesse sentido, conhecendo as rotinas, facilita a
escolha do melhor momento para as cobranças. Saiba, por exemplo, os dias e
horários de maior concentração de trabalho para ele, e evite a cobrança nesses
momentos.
Histórico de
negociações
Como já
dito, negócios são relações. Por isso, o histórico precisa ser levado em
consideração. Saiba quais são as formas
de pagamento que melhor conversam com a realidade de seu cliente e as priorize.
Renegocie
sempre que possível. É melhor manter uma relação, prolongando um prazo, do que
desgastar a imagem da sua empresa, sem a certeza de receber.
Conhecendo a
freguesia, é mais fácil determinar se o atraso no pagamento é ocasional e
merece novo crédito. Essa não é uma tarefa fácil de verificar e exige bastante
atenção do empresário. Mas não se esqueça: toda negociação é um processo
humano, cheia de erros e acertos.
Abordagem
amistosa
Outro ponto
a considerar nas cobranças é a forma de fazê-la. Utilize uma abordagem amistosa
ao conversar. Respeito e cordialidade sempre! Mantenha uma postura cordial e
aberta ao diálogo.
Lembre-se
que o consumidor é amparado pelo Código de Defesa (Lei 8078/1990). Entre os
princípios básicos, a Lei assegura que “A Política Nacional das
Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores,
o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses
econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e
harmonia das relações de consumo”.
Automatize o processo
A Softbyte
dispõe de um sistema de mensageiro que auxilia na aproximação com o cliente,
permitindo por exemplo, enviar mensagem de felicitação pelo seu aniversário ou
pela chegada de um produto desejado pelo cliente, bem como para lembrá-lo de
suas pendências financeiras. Estas mensagens podem tanto ser enviadas por
e-mail como também por SMS. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo
e-mail: softbyte@softbyte.com.br e
confira mais detalhes.
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