Empresas que almejam ser
competitivas e se manterem no mercado devem se comprometer com a qualidade e
produtividade, que não se aplicam apenas ao produto ou serviço prestado, mas
sim a todos os processos dentro da empresa. O sistema de custos da qualidade é
uma importante ferramenta, que pode ser utilizada para o gerenciamento, medição
e avaliação, proporcionando um incremento de lucro e produtividade da empresa.
Antigamente, qualidade
superior era considerada sinônimo de alto custo, porém, estudos apontam que
isso não é verdadeiro. A qualidade insatisfatória dentro da empresa significa a
má utilização de recursos, desperdício de materiais, retrabalho e aumento nos
custos com mão de obra.
Os custos da qualidade
englobam todas as áreas da empresa, buscando evitar falhas internas e externas
em todos os processos. Dentro do campo administrativo, esta qualidade pode ser
definida como eficiência e eficácia. Já no campo econômico, como rentabilidade
e produtividade.
Os custos da qualidade alterna
de acordo com a decisão da qualidade e estratégias implementadas pela empresa.
Entre as classificações, estão os custos de prevenção, controle, falhas
internas e externas. Confira abaixo:
Custos de prevenção
São os cuidados para evitar
que falhas aconteçam e tem o objetivo de controlar a qualidade dos produtos,
evitando os gastos derivados de erros no sistema produtivo. Alguns dos custos
de prevenção são: Planejamento de qualidade, revisão de novos produtos,
controle de processos, análise e prevenção de dados, relatórios de qualidade,
controle de projetos e de equipamentos, suporte de recursos humanos, manutenção
de sistemas, entre outros.
Custos de avaliação
São os custos fundamentais
para avaliar a qualidade de um produto pela primeira vez, visando detectar
falhas antes que o produto seja colocado no mercado. Estes custos incluem testes
da matéria prima, equipamentos, gastos de preparação, controle de compras,
operações de laboratório, aprovação de órgãos externos, demonstração de
qualidade, relatórios, entre outros.
Controle de falhas internas
São os custos derivados de
algum erro do processo, sejam falhas humanas ou mecânicas. Neste caso, quanto
mais rápido forem detectadas, menores os custos envolvidos para corrigil-las.
Alguns casos de falhas internas são refugo, retrabalho, paradas, esperas,
falhas no fornecedor, entre outros.
Falhas externas
São os custos resultantes de falhas no produto ou serviço
que já está exposto no mercado, ou já adquirido pelo consumidor, o que pode
causar danos na reputação e imagem da empresa. Quanto mais tarde for detectado,
maior será os custos para corrigi-lo. Alguns exemplos de falhas externas são os
custos com atendimento a reclamações, produtos devolvidos, custos com garantias
e concessões dadas aos clientes, entre outros.
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sua empresa. Com o Gestor ERP, você pode acessar o módulo de qualidade, com
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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