O consumidor esta cada vez
mais exigente quanto a qualidade dos produtos e responsabilidades sociais e
ambientais das empresas. Entender o comportamento dos clientes que procuram os
seus serviços não só é uma importante ferramenta para vender mais, mas também
uma forma de traçar estratégias para antecipar o futuro do mercado em que você
está incluído.
Satisfazer as necessidades e
desejos dos clientes é um dos objetivos que a sua empresa deve cumprir, caso
deseja se manter competitiva. Por isso, é preciso entender as atividades
mentais e emocionais envolvidas com a aquisição e seleção de produtos.
Algumas variáveis influenciam
este comportamento, como fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
Conhecer e compreender estes princípios auxilia a utilizá-los para cativar e
fidelizar clientes, possibilitando um aumento do volume de vendas e no
faturamento de sua empresa. Entenda o que é cada um:
Fatores culturais
Segundo estudiosos, estes
fatores são os que possuem maior influencia no comportamento de compras do
consumidor. A cultura é a soma de valores e costumes que direcionam a conduta
dentro de uma sociedade, tendo uma grande importância nos modos como um
indivíduo toma uma decisão.
Os integrantes de uma
sociedade acabam adquirindo conjuntos de valores por meio da influência
comunitária e interações sociais, interferindo em seus hábitos de consumo.
É preciso levar em conta
também a subcultura de um indivíduo, composta por hábitos de um conjunto
cultural menor, que o difere de um conjunto maior sem que haja desvinculação da
cultura vigente. Peguemos por exemplo o hábito de consumo no Rio Grande do Sul.
Os gaúchos possuem hábitos diferentes do que os cariocas, embora, ambos estejam
englobados dentro da cultura brasileira.
Já a classe social de um
indivíduo é composta por um grupo de pessoas que estão enquadradas em uma base
hierárquica comum dentro da sociedade, que tenham interesses, valores e
comportamentos similares. No Brasil, esta separação acontece com base na posse
de bens de consumo, grau de instrução, entre outros.
Fatores sociais
São os grupos de referência de
uma pessoa, que influencia no comportamento, sentimentos e pensamentos. Podem
tanto ser grupos pequenos de pessoas, como familiares, amigos, vizinhos ou colegas
de trabalho, como grupos grandes, como religiões, sindicatos, partidos
políticos, profissões entre outros.
Outros fatores sociais estão
ligados aos grupos aos quais o indivíduo gostaria de pertencer (grupo de
aspiração) e os que não gostaria de pertencer de maneira nenhuma (grupo de
negação).
As posições sociais dentro
destes fatores são muito importantes, já que o consumidor tem maior
probabilidade de adquirir produtos que comuniquem seu status dentro da
sociedade, buscando roupas, decoração e lazer de acordo com o seu papel dentro
de seus grupos sociais.
Fatores pessoais
Estes fatores traduzem a
individualidade de cada pessoa e os momentos e vivencia de cada um. Alguns
elementos como idade, ocupação, condição econômica, estilo de vida e
personalidade fazem parte deste grupo.
Por isso, levar em conta que
cada faixa etária possui um comportamento de consumo diferenciado, assim como
cada tipo de profissional e estilo de vida, pode auxiliá-lo a traçar
estratégias para cada tipo de consumidores.
Fatores psicológicos
Há quatro fatores que, segundo
Philip Kotler, influenciam nas escolhas, como a motivação, percepção,
aprendizagem e crença e atitudes.
A motivação é o desejo do
consumidor que o leva a ação de satisfazer suas necessidades, pelo consumo de
um produto ou serviço. A percepção é o processo em que o indivíduo seleciona e
decifra informações sobre suas necessidades.
A aprendizagem é a junção dos
conhecimentos adquiridos por meio das experiências anteriores, podendo alterar
hábitos e mudanças de comportamentos. Já as crenças e atitudes são os
posicionamentos psicológicos negativos ou positivos do consumidor frente as
escolhas.
Utilize a tecnologia a seu favor
Uma das formas para entender o
comportamento de seus clientes é a tecnologia. Através de softwares, como o
Visual BI, é possível analisar dados e informações em tempo real, de maneira
rápida e prática. Entre contato conosco através do e-mail: softbyte@softbyte.com.br e tenha mais informações.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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