Um cliente satisfeito é mais
propenso a ter uma maior fidelidade aos seus produtos ou serviços. Ele traz
muitos benefícios à sua empresa, podendo fechar negócios com maior frequência,
falar positivamente de sua marca e sendo menos sensível a ofertas de concorrentes.
Atender as expectativas do
cliente é o primeiro passo para torna-lo um defensor de sua marca. Por isso,
entender as necessidade e desejos deles é fundamental para a satisfação com a
marca.
É importante também, entender
que a qualidade do produto ou serviço não é o mesmo do que um cliente
satisfeito. A qualidade é referente ao produto ou prestação do serviço em si,
passando pela confiança e credibilidade da empresa, receptividade,
tangibilidade e experiência do usuário. Já a satisfação está ligada à
experiência de consumo e é influenciada por diversos fatores pessoais como a
percepção do cliente, preço, noção de justiça, entre outros.
Confira abaixo alguns fatores
que podem auxiliar na satisfação de seus clientes:
Atendimento – Manter um bom relacionamento com o cliente e
atende-lo de forma personalizada, com qualidade, rapidez e com foco em suas
necessidades é um dos fatores que podem determinar a satisfação e um novo
contato para novos negócios futuros.
Qualificação –
Procure manter sua equipe preparada para fazer um bom trabalho e atender o seu
cliente cada vez melhor. Por isso, invista periodicamente em treinamentos para
desenvolver as habilidades de colaboradores.
Motivação - Uma equipe motivada atende com mais
qualidade. Por isso, é importante investir em seus colaboradores, incentivando,
reconhecendo e oferecendo gratificações, planos de carreira e outros
benefícios.
Organização – Uma
empresa organizada passa uma maior confiança para seus clientes, demonstrando
que possui controle da situação e sabe administrar seus recursos de forma
eficiente.
Foco no cliente – Cada
cliente deve ser tratado de forma exclusiva, sendo atendido com qualidade,
rapidez e segurança, já que ele quer a garantia de que seu problema será
solucionado em um menor tempo possível.
Feedback – Lembre-se
de ouvir o seu cliente para entender mais sobre o desempenho de sua empresa e
qual foi a percepção dele sobre o produto ou serviço prestado. Com isso, você
pode manter ou melhorar a qualidade e o atendimentos futuros.
A Softbyte possui programas
que podem auxiliá-lo a perceber o nível de satisfação de seus clientes, como o
Força de Vendas, software que possui funções para a gestão de relacionamento
com seus clientes. Envie um e-mail para softbyte@softbyte.com.br e solicite mais informações.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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