No
mundo dos negócios, são infinitas as oportunidades para a inovação, fazendo com
que a sua empresa se diferencie da concorrência. Buscar o próprio espaço de
mercado pode levar sua empresa a ficar fora dos limites da concorrência,
preenchendo lacunas existentes.
A
Estratégia do Oceano Azul é uma teoria, criada por W. Chan Kin e Renée
Mauborne, que sugere que as empresas devem buscar mercados ainda não explorados
para evitar a concorrência, aumentando sua lucratividade.
O
conceito baseia-se na metáfora de que existem dois oceanos no universo dos
negócios: Um vermelho, lotado de produtos e negócios semelhantes, em que muito
“sangue” é derramado. E outro azul, inexplorado, límpido e cristalino. Cheio de
oportunidades e futuros clientes.
A
Estratégia de Oceano Azul tem por objetivo captar novas demandas, tornando a
concorrência irrelevante. Para isso, é preciso introduzir um novo produto, com
qualidade superior, ou que atenda a uma demanda latente dos consumidores. A
tarefa não é fácil, mas ao descobrir estas demandas e atende-las, é possível
aumentar consideravelmente os seus lucros.
É o
caso de empresas como o Cirque du Soleil, por exemplo, que fugiu do modelo
tradicional de circo, aliando elementos como o teatro e a música. Outro exemplo
de Oceano Azul é o das Casas Bahias, que conseguiu fazer um elo entre o varejo
e o crédito, ampliando o seu mercado consumidor.
A
estratégia do Oceano Azul pode gerar diversos benefícios, porém é preciso tomar
cuidados, já que as oportunidades de inovação são raras e devem ser planejadas.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Tags:
gestão empresarialProcura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!