Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

12 de julho

Estoque de segurança: quando é hora de adotá-lo?

O estoque de segurança, ou estoque mínimo, é uma ferramenta logística utilizada para evitar o desabastecimento do seu produto no mercado, em situações que fogem do controle tradicional. Assim, armazenando uma quantidade extra de determinado produto, é possível se precaver de problemas relacionados a flutuações em oferta e demanda. No entanto, manter esse estoque é uma decisão que acarreta custos, por isso, a importância de fazê-la de forma eficaz. 

Para muitos negócios, manter estoques dos produtos e fundamental. O comércio precisa basicamente se comprometer em manter os itens procurados pelos clientes, de forma a não deixá-los desassistidos.  Já o ramo industrial, tem a preocupação também em gerenciar a demanda por matéria-prima para não deixar de produzir em situações adversas. É para todos esses setores que o estoque de segurança de itens estratégicos permite que as operações ocorram de acordo com o que foi planejado, ainda que as vendas sejam maiores do que se imaginava, ou caso os fornecedores tenham problemas de entrega, entre outras situações que podem desestabilizar o fluxo normal da empresa.

Dificuldades para manter estoques

Apesar de conhecer a importância dessa organização no planejamento da empresa, muitos negócios sucumbem às dificuldades financeiras para mantê-la: estocagem significa capital parado, ou seja, produto sem giro. Há ainda os custos para manter a armazenagem em espaço físico adequado.

É por essas situações que o ideal é buscar o equilíbrio, através de uma boa previsão da demanda e o cálculo apropriado para um estoque mínimo seguro.

Quando ampliar?

Para entender quando se deve ampliar o estoque mínimo de segurança, deve-se levar em consideração se a previsão de demanda futura parece incerta. Algumas empresas já controlam situações de sazonalidade de entrada de matéria-prima, e isso é imprescindível para uma organização eficaz. 

Além disso, sempre que sua empresa planejar lançar um novo produto no mercado deve considerar a margem de estocagem necessária.

No dia a dia, tudo que está disponível no estoque deve estar devidamente registrado, bem como todas as movimentações — entradas e saídas —  realizadas.  Uma prática importante de controle é o mapeamento de fluxos: é preciso avaliar o histórico do seu estoque e ter a visão exata dos produtos que possuem maior saída, dos que não saem tanto e de em que época do ano acontece o maior fluxo dessas transações. 

Para facilitar essas decisões, um sistema de controle de inventário é a decisão mais correta, pois torna tudo mais simples. Através de softwares inteligentes, esse tipo de informação é monitorado e gerado, enquanto você está movimentando a sua empresa e preocupado com as suas vendas, o sistema faz o controle automaticamente. 

É pensando em facilitar a reunião desse tipo de informação empresarial que a Softbyte atua, desenvolvendo soluções em sistemas de gestão integradas. A Softbyte é uma empresa que inova no desenvolvimento de soluções objetivando aumentar a sua eficiência operacional, integrando informações e oportunizando decisões precisas no momento adequado.  Quer saber mais como podemos auxiliar a sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.


Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!