Rotina. Formulários. Relatórios. A carga burocrática de uma empresa pode ser fatigante e desgastar as relações pessoais no ambiente de trabalho, seja entre colegas ou com os clientes. O atendimento passa a reproduzir mecanicamente esse fluxo e a leva de pessoas insatisfeitas cresce em cadeia.
É preciso humanizar as relações. Pode
soar contraditório, mas a tecnologia existe para isso. Organizar a
rotina e transferir algumas tarefas, antes realizadas manualmente, para o meio
tecnológico promove uma gestão maior e de melhor qualidade no atendimento:
sobra mais tempo para as pessoas.
Funcionários livres de intermináveis
relatórios manuais e tabelas de controle são mais felizes. Um estudo
apresentado na XV Mostra de Iniciação Científica, pós-graduação, pesquisa e
extensão, da Universidade de Caxias do Sul – UCS, no final de 2018, apresenta a
relação entre trabalho e felicidade. Segundo a pesquisa, a felicidade dos
colaboradores manifesta-se de três formas: satisfação no emprego, engajamento e
comprometimento organizacional.
Entre os fatos apontados pelo estudo
que caracterizam uma “empresa feliz” está a organização do trabalho de forma
que ele seja motivador (e não meramente preenchimento de formulários), a
redução de pequenos incômodos diários (como rotinas de cobrança) e a adoção de
práticas de gestão de alto desempenho, ou seja, a transferência do trabalho
manual para algo sistêmico e organizado. Em outras palavras, a felicidade
institucional está relacionada com a redução da carga de rotinas manuais que
geram desgastes desnecessários.
Cliente satisfeito
Por outro lado, não se pode confundir
os mecanismos de satisfação dos funcionários com abandono dos clientes. Pelo
contrário: a organização sistemática das rotinas empresariais garante uma
presença mais constante e próxima do consumidor final.
Nesse viés é importante pensar que
cliente satisfeito é a melhor forma de divulgar a sua marca. Um cliente, na
verdade, são muitos! É gente falando com gente, em uma rede infinita de
relações pessoais. É humano e torna a empresa viva!
Nesse mundo cada vez mais homogêneo,
sentir-se único e importante é um diferencial. No entanto, como promover essa
ação em um mercado com centenas, milhares de clientes? É preciso entender que
atendimento personalizado não significa atendimento um a um – isso seria
inviável. Significa marcar presença no tom certo – com discrição quando
necessário e sendo chamativo quando convém. Significa humanizar, extraindo da
tecnologia as melhores funcionalidades para satisfação do funcionário ao
cliente.
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