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15 de abril

É PRECISO HUMANIZAR

    Rotina. Formulários. Relatórios. A carga burocrática de uma empresa pode ser fatigante e desgastar as relações pessoais no ambiente de trabalho, seja entre colegas ou com os clientes. O atendimento passa a reproduzir mecanicamente esse fluxo e a leva de pessoas insatisfeitas cresce em cadeia.

É preciso humanizar as relações. Pode soar contraditório, mas a tecnologia existe para isso.  Organizar a rotina e transferir algumas tarefas, antes realizadas manualmente, para o meio tecnológico promove uma gestão maior e de melhor qualidade no atendimento: sobra mais tempo para as pessoas.

Funcionários livres de intermináveis relatórios manuais e tabelas de controle são mais felizes.  Um estudo apresentado na XV Mostra de Iniciação Científica, pós-graduação, pesquisa e extensão, da Universidade de Caxias do Sul – UCS, no final de 2018, apresenta a relação entre trabalho e felicidade. Segundo a pesquisa, a felicidade dos colaboradores manifesta-se de três formas: satisfação no emprego, engajamento e comprometimento organizacional.

Entre os fatos apontados pelo estudo que caracterizam uma “empresa feliz” está a organização do trabalho de forma que ele seja motivador (e não meramente preenchimento de formulários), a redução de pequenos incômodos diários (como rotinas de cobrança) e a adoção de práticas de gestão de alto desempenho, ou seja, a transferência do trabalho manual para algo sistêmico e organizado. Em outras palavras, a felicidade institucional está relacionada com a redução da carga de rotinas manuais que geram desgastes desnecessários.



Cliente satisfeito

Por outro lado, não se pode confundir os mecanismos de satisfação dos funcionários com abandono dos clientes. Pelo contrário: a organização sistemática das rotinas empresariais garante uma presença mais constante e próxima do consumidor final.

Nesse viés é importante pensar que cliente satisfeito é a melhor forma de divulgar a sua marca. Um cliente, na verdade, são muitos! É gente falando com gente, em uma rede infinita de relações pessoais. É humano e torna a empresa viva!

Nesse mundo cada vez mais homogêneo, sentir-se único e importante é um diferencial. No entanto, como promover essa ação em um mercado com centenas, milhares de clientes? É preciso entender que atendimento personalizado não significa atendimento um a um – isso seria inviável. Significa marcar presença no tom certo – com discrição quando necessário e sendo chamativo quando convém. Significa humanizar, extraindo da tecnologia as melhores funcionalidades para satisfação do funcionário ao cliente.

Quer conhecer uma ferramenta de mensagem que facilita a vida empresarial nesse sentido? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

 

 

 

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