Em um cenário de crise mundial, as indústrias e transportadoras precisaram se reinventar para não serem abaladas pela pandemia. Novos procedimentos e rotinas marcaram o fluxo de trabalho nesse último ano, entre eles, implantação de processos de prevenção e cuidados dentro da atividade de transporte, tanto no despache quanto na entrega. Mas não é só isso: para sobreviver a esse “novo normal”, algumas ações extras colocaram algumas empresas em destaque. Confira atitudes que podem beneficiar aos trabalhos na área:
1 – Eficiência logística
Fronteiras fechadas, distribuição parada, barreiras sanitárias e protocolos normativos mudando a rotina do fazer. Produção das indústrias parada por falta de insumos, estoques cheios. Menos produto para o comércio, menos lucro e mais empresas falindo. Este, infelizmente, é um cenário que vem sendo visto com mais frequência no meio desta pandemia.
No entanto, em meio à crise, o que muitas empresas têm feito é investir mais em eficiência logística. Isso significa aumentar a eficiência da sua produção, reduzindo assim, os seus custos, e abrindo vantagem competitiva frente ao seu concorrente. Para que isso funcione, o ideal é uma boa gestão de supply chain (ou cadeia de suprimentos).
2 – Relação com os fornecedores
Algo que tem sido presente no setor logístico, atualmente, é a mudança da relação com fornecedores. Muitas empresas adotaram o contato com fornecedores mais próximos geograficamente, evitando burocracias desnecessárias.
Outro ponto positivo dessa mudança é o ganho para a economia local que cresce com o mutualismo. Pensar em sobreviver em meio à crise é garantir parcerias sustentáveis. Por isso, se essa for a sua situação, não deixe de analisar seus contratos e parceiros de negócios.
3 - Investimento Digital
Nunca foi tão fundamental “ser digital”. Os momentos de isolamento social criaram uma cultura digital muito forte. Empresas com uma boa plataforma de e-commerce já vem se destacando desde o início da Pandemia, o que impulsiona ainda mais o setor de logística.
Segundo um estudo do Compre&Confie, de abril, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu em 81% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram R$ 9,4 bi faturados no mês.
Mas o investimento em digital também contempla outras áreas. Para empresas do ramo de distribuição, são imprescindíveis recursos que auxiliam no controle de estoque, localização e expedição de materiais, por exemplo. É pensando nisso que há anos a Softbyte já desenvolve ferramentas de gestão para a separação de materiais nos almoxarifados e controle de segurança para a entrega destes bens.
Para a parte comercial, a empresa conta com um excelente sistema de força de vendas, usando dispositivos Mobile como Smartphones ou Tablets que permite ao representante emitir pedidos e registrar informações sobre os clientes em qualquer lugar, possuindo ou não acesso a internet, além de permitir o registro das visitas, reforçando o relacionamento com os clientes.
E você, já está pronto para esse novo cenário mundial? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e teremos o prazer de te apresentar essas possibilidades.
Autor: Softbyte
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!