A preferência por compras no e-commerce aumenta a cada dia e, hoje, já é a modalidade de compra preferida de pessoas de todas as classes e perfis. De acordo com a CNN Brasil, em 2022, as promoções do Dia do Consumidor (celebrado em 15 de março) no e-commerce registraram um faturamento de R$ 722 milhões. Isso representa um crescimento de 22% em comparação com o ano anterior. Somente esta data acumulou cerca de 1,5 milhão de pedidos, uma elevação de 16% em relação a 2021, segundo o Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce nacional. Diante desse cenário em expansão, um cuidado necessário que as empresas precisam tomar é em relação à logística: quem vende de forma online precisa garantir que cada etapa do processo de logística seja cumprida sem falhas para possibilitar uma venda eficiente e lucrativa.
Os desafios da gestão da logística de e-commerce se amplificam em relação ao comércio tradicional, uma vez que o processo é visto como uma vantagem competitiva entre o setor. Por isso, a necessidade de alcançar velocidade de atendimento e entrega de pedidos, assim como a conquista de uma logística reversa eficaz – para o caso das devoluções e trocas, visando uma experiência de compra satisfatória de cada cliente.
Segundo uma matéria da Shopfy, o varejista online médio gasta 11% de seu faturamento em logística. No entanto, mais da metade (53%) diz que a logística de entrega e atendimento representa um desafio “significativo”. Por isso, alguns cuidados no passo a passo são necessários.
1º: Planejamento
Parece um conselho desnecessário, mas não é. O planejamento é a forma mais eficaz de estruturar o seu negócio. Por isso, crie a rotina de monitoramento dos dados: são eles que lhe indicarão projeções para altas ou baixas demandas, tendências sazonais, datas importantes a serem observadas, entre outras coisas.
Com base nessas informações, programe suas ações. Afinal, de nada adianta conquistar a venda (ou o incremento de vendas), se você não está preparado para proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente. Certifique-se que o estoque está em dia, garantindo agilidade e qualidade nas entregas.
2º: Prazo de entrega
Os consumidores podem mudar completamente a percepção que têm sobre determinada marca com base na experiência de entrega. Por isso, esse é um dos fatores mais importantes no e-commerce. Trabalhe com o melhor prazo de entrega possível de ser cumprido. Tenha consciência que o atraso pode arruinar a confiança do cliente na empresa.
3º Um software para confiar
É pensando nisso que há anos a Softbyte já desenvolve ferramentas de gestão para a separação de materiais nos almoxarifados e controle de segurança para a entrega destes bens.
Para a parte comercial, a empresa conta com um excelente sistema de força de vendas, usando dispositivos Mobile como Smartphones ou Tablets que permite ao representante emitir pedidos e registrar informações sobre os clientes em qualquer lugar, possuindo ou não acesso a internet, além de permitir o registro das visitas, reforçando o relacionamento com os clientes.
E você, já está pronto para esse novo cenário mundial? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e teremos o prazer de te apresentar essas possibilidades.
Autor: Softbyte
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