Um dos principais caminhos escolhidos pelas empresas que
pretendem aumentar o faturamento é o corte de custos. Porém, nem sempre isso é
possível, principalmente para micro e pequenas empresas que estão iniciando no
mercado. Alcançar um ponto de equilíbrio econômico pode ser difícil, porém, é o
primeiro passo para alavancar o seu negócio e alcançar os resultados desejados.
Primeiramente, é importante estabelecer a diferença entre o
faturamento e lucro de uma empresa. O primeiro é a soma dos valores arrecadados
por sua empresa em um determinado período de tempo. O segundo é a sobra, após
descontar impostos, despesas fixas e variáveis, custos de produção e perdas.
Com estes conceitos em mente, é possível reorganizar o seu
caixa e criar um cenário ideal para ampliar o seu faturamento e conseguir dar a
volta nas contas mensais. Comece identificando os pontos fortes e fracos de seu
empreendimento e prepare-se para atender a demanda da clientela.
Confira algumas dicas
para melhorar seu faturamento
1- Evite decisões precipitadas
Não tome decisões impulsivas que vão contra o planejamento da empresa. Simplesmente baixar os preços, sem levar em conta custos fixos, ou a sua clientela, pode ser uma decisão arriscada, além de uma forma de queimar o mercado. Fazer um bom planejamento, levando em conta todos os dados empresariais e implantar de forma rápida o que foi decidido é uma forma de alcançar o sucesso e aumentar o faturamento.
2- Tenha um diferencial
Com a competição cada vez mais acirrada em todos os setores é importante quer você perceba o diferencial de sua empresa e explore este ponto como uma forma de aumentar suas vendas. Pode ser a qualidade do produto/serviço, atendimento, rapidez na entrega, ou qualquer outro ponto em que o seu empreendimento se destaque. Se você não sabe qual o grande diferencial de sua empresa, faça uma pesquisa de satisfação com clientes para entender o que ele busca com o seu produto.
3- Entenda o seu mercado
Não são apenas fatores internos que podem atrapalhar seu faturamento, mas também fatores externos, que muitas vezes não podemos controlar. Porém podemos prever mudanças no mercado se entendermos como ele funciona e como a concorrência está trabalhando com determinada situação. Estudar em que ponto empresas concorrentes são mais eficientes que a sua e se adaptar são algumas ações que você pode tomar.
4- Amplie sua área de atuação
O crescimento de suas vendas depende também de sua área de atuação no mercado, aumentando sua carteira de clientes. Se em sua cidade, por exemplo, existe mais de uma empresa prestando o mesmo serviço, ou fornecendo o mesmo produto, pode ser uma boa ideia expandir sua atuação para cidades próximas, ou apostar em uma loja virtual para atender a uma faixa de mercado maior. Buscar novos públicos, inovando na prestação do serviço ou em novos produtos também é uma boa saída para engordar as receitas de sua empresa. Porém, sempre fique de olho no seu planejamento e no caixa da empresa para definir se a expansão é saudável.
5- Qualifique sua equipe
Qualificar toda a equipe de colaboradores é essencial para dar retorno para sua empresa. Nesse contexto, capacitar a sua equipe de vendas é um dos principais fatores para melhorar o atendimento e pós-vendas aos clientes e ampliar as vendas. Por isso, encare o treinamento de colaboradores como um investimento.
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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