No final do primeiro semestre deste ano, o sistema Fiep – Federação de Indústrias do Estado do Paraná, divulgou o resultado de um estudo detalhado, realizado a partir de análise de documentos e publicações internacionais, sobre o a perspectiva sociais e tecnológicas para o próximo ano. Os dados também foram coletados no Brasil inteiro, por isso, o cenário desenhado prospecta tendências afins para todas as regiões do país.
Apresentamos agora perspectivas detalhadas no estudo, que julgamos impactar o fazer industrial em 2020:
1 - Empreendedorismo
Não é apenas o contexto conturbado para a colocação no mercado que impulsiona o empreendedorismo. Embora esse seja, sim, um fator determinante para o surgimento de novas empresas, em geral de pequeno porte no país. No entanto, o que temos pela frente é um cenário de inovação.
Nos últimos anos, vivemos um período de inquietude que se transformou no impulso por qualificação no ramo tecnológico. O paradigma para 2020 é o aparecimento de um empreendedor com vivência tecnológica e referencial teórico na área.
As novas tecnologias permitem a reinvenção dos modelos tradicionais de negócios, o que agrada o novo empreendedor, contemporâneo deste cenário.
2 - Tecnologia da Informação e Comunicação
O surgimento de aparatos virtuais que atendem as mais diversas necessidades diárias do cidadão deixou de ser uma ameaça dos filmes e livros de ficção científica. Em 2020, o mundo está mais consciente de que a máquina está a serviço do homem e entende a necessidade de saber utilizá-la.
A informação e a comunicação – desde sempre diferenciais humanos que prospectam a evolução – estão agora, cada vez mais, centradas na tecnologia e geram novas relações sociais.
3 - Marketing
Softwares das mais diversas funcionalidades são a tendência para incrementar as vendas e o relacionamento com o público. Por mais que pareça contraditória essa ideia, a tecnologia está a serviço das relações interpessoais. Isso ocorre porque ela permite a ação em escala, porém, de forma personalizada.
Essa é justamente uma das tendências sociais para o próximo ano. O público está em busca de soluções personalizadas. Nesse sentido, o marketing é uma ferramenta que ocupará cada vez mais espaço na relação vendedor- consumidor, uma vez que o valor da marca estará mais em jogo do que o do produto propriamente dito.
4 - Saúde e Qualidade de Vida
A correria do dia a dia e a falta de tempo para relaxar, têm tornado os últimos anos recordistas no aparecimento de doenças relacionadas ao estresse. A tendência, embora ainda não seja a de resolução desses problemas, é o aparecimento de uma geração empreendedora mais consciente dos riscos e que preza mais pela qualidade de vida.
Ainda estamos longe de nos tornar uma sociedade livre desses problemas, mas o que apontam os dados sobre a nova geração é uma tomada de conhecimento até então desprezada pelos empregadores. Mudanças como a organização automatizada da rotina, agora possíveis, podem contribuir para melhorar os índices.
5 - Softwares personalizados
Enquanto as tendências são globais, é em cada empresa que as demandas visíveis surgem. Por isso, para atender as necessidades reais de cada empresa que existem soluções personalizadas em softwares.
A Softbyte possui uma fábrica de softwares. Através dela, são desenvolvidos projetos individualizados que dão conta de necessidades específicas. Atualmente trabalhamos com soluções locais, para internet e também para dispositivos móveis. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br.
Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!