Controlar a inadimplência é um
dos grandes desafios dos empresários brasileiros. Para manter um equilíbrio
financeiro de sua empresa, ao mesmo tempo em que mantem um bom relacionamento
com o cliente, é preciso tomar algumas precauções.
Para manter uma política de
cobranças efetiva é preciso analisar o cenário em que a inadimplência iniciou.
Em que momento eles atrasaram as dívidas, valor médio e justificativas são
pontos que você precisa entender para iniciar o contato e conseguir reaver os
valores devidos.
É importante chegar a um acordo
amigável com seus clientes, já que eles podem voltar a fechar negócios com você
e até indicar novos consumidores para seus produtos e serviços. Para isso, a
abordagem deve ser realizada de forma conciliadora, evitando a todo o custo
recorrer às vias judiciais, que pode ser um processo demorado e que irá gerar
custos e energia de sua equipe.
Para evitar a inadimplência
separamos algumas dicas que podem ser úteis para o seu negócio.
Cadastro organizado
A organização do seu setor
financeiro é o primeiro passo se você tem muitos clientes em situação de
inadimplência. Monitorar a previsão e a evolução dos recebimentos pode
auxiliá-lo no controle do passivo de sua empresa. Manter um cadastro atualizado
dos clientes, determinando os que atrasam os pagamentos ajuda na hora de traçar
estratégias para a cobrança das dívidas. Além disso, você pode identificar os
bons pagadores e oferecer benefícios para que eles realizem novos negócios com
você.
Lembretes
O descuido dos clientes pode
ser um dos motivos para a inadimplência. Se você percebeu esse esquecimento,
organize uma ação para enviar lembretes dos débitos antes do vencimento. Pode
ser por SMS ou por e-mail, mas tenha cuidado na hora da abordagem para não
acuar o seu consumidor.
As mensagens também devem ser
enviadas após o vencimento. Dessa forma você lembra o cliente inadimplente a se
manter informado sobre a situação. Assim você ainda aumenta o diálogo com seu
cliente.
Ofereça vantagens
Todos gostam de um benefício.
Por isso ofereça descontos para os pagamentos a vista e vantagens para aqueles
que pagam em dia. Pode ser descontos na próxima compra, um programa de
fidelidade ou sorteios entre os clientes que pagam no prazo.
Apresente alternativas
A maioria das pessoas não
gosta de estar em débito. Por isso, ofereça alternativas para a quitação da
dívida. Dessa forma, ambos saem ganhando. Os juros altos não irão contribuir
para que você receba o valor devido. Por isso, apresente propostas para o seu
cliente, como renegociar a dívida, recebendo uma parte do valor e parcelando o
restante. Assim, você pode receber o máximo possível em um curto espaço de
tempo.
Você sabia que a
tecnologia pode auxiliá-lo na cobrança das dívidas? Com um software de mensageria, por exemplo, você pode manter uma lista atualizada
de seus clientes inadimplentes e o sistema pode enviar automaticamente
mensagens por e-mail ou SMS de cobrança avisando o cliente no vencimento da
parcela e após o vencimento que existem valores em atraso. Isto agiliza o
processo de cobrança de inadimplentes e já envia as informações necessárias
sobre o débito. Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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