Já falamos sobre alguns dos
fatores que proporcionam a satisfação para um cliente satisfeito, porém
é preciso saber se a sua empresa está atingindo a expectativa dos consumidores.
Para isso, as pesquisas de satisfação podem ser úteis para descobrir se o seu
empreendimento está seguindo pelo caminho certo, ou se é preciso realizar
alguns ajustes para melhorar o atendimento ou qualidade do produto.
Muitos administradores
conhecem o seu negócio como ninguém e tendem a pensar que seus
produtos/serviços não podem ser melhorados. Porém, conhecer a experiência que o
consumidor teve pode auxiliá-lo a dar um upgrade em seu negócio, fidelizando e
atraindo novos clientes.
Para realizar uma pesquisa de
satisfação que atenda as suas necessidades, você deve focar em ouvir o que o
cliente tem a dizer e contabilizar estes dados para melhorar a experiência do
usuário com a sua empresa. Para isso, você pode enviar formulários do próprio
Google via e-mail, ou realizar uma pesquisa com algumas perguntas.
É importante que você faça um
questionário breve, que seja rápido de responder. Também informe o seu cliente
que os dados serão utilizados para o aperfeiçoamento dos seus
produtos/serviços. Deixe também a oportunidade para que o cliente dê sugestões
ou deixe reclamações.
Modelo NPS
O modelo NPS (Net Promoter
Score) é um dos principais utilizados para medir a satisfação do cliente. A
métrica consiste em apenas duas perguntas, mas que podem demonstrar um
termômetro importante para entender mais sobre o seu negócio: “Em uma escala de
0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um conhecido” e “Porque”.
Com a primeira pergunta, você
pode classificar os clientes em três grupos distintos: Clientes Detratores
(respostas com escala de 0 a 6), Clientes Neutros (entre 7 e 8) e Promotores (9
e 10).Após a classificação do cliente, você deve fazer uma média, através da
diferença entre a percentagem de Clientes Detratores e Promotores.
Assim NPS = (número de
promotores – número de detratores) / (número de respondentes x 100.
A escala de avaliação é
classificada em quatro zonas: Zona Crítica (NPS 0 ou menos), Zona de
Aperfeiçoamento (NPS 0 a 50), Zona de Qualidade (NPS 50 a 75), Zona de
Perfeição (NPS 75 a 100).
Uma forma para melhorar o relacionamento
com o seu consumidor e organizar as informações de cada um é através do
software Força de Vendas. Com ele, você pode organizar o seu cadastro de
clientes, promovendo informações importantes para a sua equipe de vendas. Entre
em contato conosco pelo e-mail softbyte@softbyte.com.br.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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