Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

14 de abril

Como está o home office em 2022?

Dois anos de um novo mundo que emergiu com a Pandemia Covid19. Em 2022, após ampliação da cobertura vacinal, muitas cidades já adotaram medidas que procuram encontrar a volta a práticas pré-pandêmicas como a abolição do uso de máscaras. Nesse novo cenário que se projeta, como ficou o mercado de trabalho que tanto sofreu alterações nesse período? 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre o trabalho remoto no país durante a pandemia de Covid-19. Em novembro de 2020, o percentual de pessoas em home office já estava em redução, atingindo 7,3 milhões de pessoas trabalhando remotamente, o que representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. 

No entanto, em entrevista para a Revista Exame, o coordenador do MBA em marketing, inteligência de negócios digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, apontou que o home office no Brasil deve ter um crescimento de 30% a partir do fim da pandemia. Na prática, ele deve envolver 80% das empresas do país, segundo o especialista.

Essa ideia de hibridismo é a que mais se sustenta. Para empresas de grande porte como a estatal Petrobras, há uma tendência de fixar o trabalho híbrido, com 50% dos colaboradores em trabalho remoto e os demais presenciais. A ideia é criar escritórios inteligentes para usos esporádicos e compartilhados. Isso atenderia ao funcionário que necessitasse trabalhar presencialmente.

No entanto, nota-se que o perfil dos trabalhadores em home office segue estável e elitista desde a primeira análise, feita com base nos dados de maio de 2020. Em novembro, 57,8% das pessoas em trabalho remoto eram mulheres, 65,3% eram da cor branca, 76% tinham nível superior completo e 31,8% apresentavam idade entre 30 e 39 anos. Os dados confirmam a projeção de que esse tipo de trabalho deveria se concentrar em profissões de maior escolaridade, com forte utilização de tecnologia.

De qualquer forma, de modo geral, é recomendado a todas as empresas que desejam retomar o crescimento, o uso de tecnologia para criar soluções inovadoras que atendam necessidades reais de usuários – lembrando que esses também mudaram diante dessas situações nos últimos anos.

É nesse cenário que a Softbyte pode ajudar a sua empresa, independente do porte, a reencontrar seu caminho de desenvolvimento. Quer saber mais como podemos auxiliar a sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.

Autor: Softbyte

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!