Cada
vez mais dinâmico, o mercado precisa de novas abordagens e novas competências
para fechar negócios e amentar a lucratividade do seu empreendimento. Por isso,
os vendedores não precisam apenas possuir conhecimento teórico, mas também
experiência e atitude para abordar os clientes, conhecer suas necessidades e
oferecer soluções.
Não
existe fórmula mágica para ampliar os negócios, porém, algumas atitudes de seus
representantes podem incrementar a chance de vendas e aumentar a lucratividade.
1- Conhecimento do
negócio: Vendedores
que conhecem todos os processos e serviços de sua empresa tem uma chance maior
de reconhecer a necessidade do cliente e oferecer soluções e produtos
personalizados. Por isso, treinamentos constantes de toda a equipe com
apresentação de lançamentos e novidades são essenciais para o crescimento do
seu negócio.
2- Comunicação: Saber se comunicar de forma clara e eficiente é uma das principais
habilidades de um profissional de vendas. Saber perguntar sobre as dificuldades
do cliente ouvir atentamente suas necessidades, interpretar sua linguagem
corporal e criar estratégias inteligentes são características que auxiliam na
criação de laços e geram um vínculo de confiança entre o vendedor e o
comprador.
3- Confiança: Especialistas indicam que cerca
de 40% da venda é resultado da confiança que o cliente tem de que o produto irá
resolver suas necessidades. Essa credibilidade não se ganha. Ela é conquistada
através da ética, honestidade e no trato com o cliente. A relação vem com o
tempo e com ações corretas e coerentes.
4- Motivação: Ninguém trabalha bem se não estiver motivado e não acreditar no que está fazendo. Por isso, é preciso criar ações para aumentar a moral da equipe de vendedores e representantes para que os bons resultados apareçam. Você pode utilizar algumas ações como criar metas (alcançáveis), um sistema de recompensas e reconhecer os sucessos de cada um.
5- Adaptação: Com as constantes mudanças do mercado é muito importante que o
profissional de vendas tenha a capacidade de adaptação rápida, principalmente
as alterações de cenários e redefinições de processos. É cada vez mais
comum a utilização de novas tecnologias para gestão e efetivação de registros
de equipes comerciais. O próprio e-mail está perdendo espaço para aplicativos
de mensagens através do uso de dispositivos mobile e muitas destas tecnologias
agilizam os processos da venda e aumentam a satisfação do cliente. Ter a
capacidade de adaptação rápida se tornou imprescindível.
Com
o uso da ferramenta Força de Vendas da Softbyte é possível aumentar a produtividade e a
agilidade de seus representantes e vendedores através da ferramenta CRM, consulta
de catálogos de produtos, criação de um roteiro de visitação, acesso aos dados
da carteira de clientes, emissão de orçamentos e pedidos online, ou por meio de
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Autor: Softbyte Sistemas de Gestão Empresarial
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