Embora o atendimento ao cliente seja parte do processo da empresa, sua real importância ainda gera dúvidas em muitos empreendedores. “Atender” significa dar ouvidos ou escutar alguém, e essa é a principal dificuldade que as empresas possuem: como atender demandas individuais, para evitar problemas gerais? Cada cliente é diferente e isso impõe uma necessidade e uma forma de compreensão, igualmente diferenciada.
O mercado de hoje exige que além de satisfazer a necessidade do cliente, se mantenha um relacionamento de confiança e fidelidade. Ter excelência no atendimento demanda profissionalismo e esforço. Hoje em dia, capacitar os colaboradores para atender bem seus clientes é primordial. De forma simplificada, a tríade para bom atendimento, no momento atual, é composta por conhecer o cliente, qualificar a equipe e gerenciamento inteligente das informações.
1. Conheça os clientes
Consumidores estão cada vez mais exigentes. Com o avanço da tecnologia da informação, em muitos casos, eles já chegam ao departamento com a ideia do que querem e de como querem, com detalhes do produto. Dessa forma, deter o conhecimento do que sua empresa está fornecendo e como isso vai atender às expectativas do seu público tem sido o grande desafio.
Esse público, de opinião formada, também é um comprador-impulsionador: quando encontra marcas que atendam aos seus anseios, ele fica bastante apegado e evita trocar a boa experiência pela incerteza da concorrência.
O tradicional “boca a boca”, em tempos de internet, tem repercussão ampliada e, por isso, um comprador não é apenas um: ele responsável por uma rede de contatos que podem fazer toda a diferença nas suas próximas vendas. Assim, tenha cuidado: um mau atendimento gera clientes insatisfeitos. Isso, além de poder prejudicar uma negociação, pode fazer com que outras pessoas deixem de adquirir o seu produto.
2. Equipe qualificada
Preparar a equipe para atender/entender esse potencial cliente é uma tarefa importante. O atendimento ao cliente não pode se restringir a um setor isolado: ele deve ser principio, meio e fim de do todo processo de venda.
O SAC requer um serviço bem qualificado da equipe que estará em contato direto com a clientela. Defina uma padronização nos procedimentos que serão adotados, para facilitar a tomada de decisões, porém, reavalie as suas práticas frequentemente.
Padronizar procedimentos, não significa não dar atenção às demandas individuais: pelo contrário. Significa ter soluções rápidas e assertivas em relações às situações, e tempo para atender os casos específicos.
Nesse sentido, o feedback dos próprios consumidores é fundamental. Eles ajudam a aperfeiçoar os rumos que a empresa vai tomar e permitem a aquisição do know-how necessário para isso.
3. Invista em tecnologia
Com base nisso, podemos dizer que tem vantagem a empresa que conhece, e isso significa que possui acesso rápido às informações dos clientes. Um bom exemplo desse tipo de relacionamento é a ferramenta Força de Vendas que a Softbyte dispõe. O software emite orçamentos e pedidos, além de permitir efetuar registros de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), registro da localização geográfica do cliente, oportunidades de negócio, bem como incluir novos clientes nos cadastros.
Esses sistemas podem automatizar as vendas, as operações e os processos — como os de marketing, de finanças e de atendimento ao cliente. Tudo isso utilizando as informações armazenadas no banco de dados do varejista, tanto pelo registro automático das vendas no momento em que elas são feitas no caixa, quanto pela inserção manual pelos setores integrados à ferramenta.
Além disso, pra o comércio varejista, a Softbyte possui soluções de frente de caixa e emissão de notas fiscais eletrônicas para consumidor final, além de total integração com o Sped Fiscal. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.
Autor: Softbyte
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