Talento, agilidade e qualidade são importantes para
qualquer empresa, porém, apenas isso não trará resultados caso não haja uma
comunicação eficiente entre colaboradores e equipes de trabalho.
A comunicação interna é peça-chave para o sucesso de projetos.
Mesmo assim, muitas empresas não investem na criação de processos
comunicacionais, ou em ferramentas simples que podem facilitar e agilizar a
transmissão de ideias e informações de forma clara e objetiva.
Uma pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira
de Comunicação Empresarial), demonstra que entre as 179 empresas pesquisadas –
todas na lista das 1.000 empresas com maior faturamento do Brasil de acordo com
rankings do jornal Valor Econômico e Revista Exame – 50,6% apostam em meios de
comunicação digital, como o e-mail corporativo e intranet como principal
veículo de comunicação interna.
Em seguida, passam veículos tradicionais, como Jornal Mural
(14,5%), Revista (11,4%) e Jornal Impresso (8,4%). Mesmo com este tipo de
ferramenta, 19% das empresas responderam que a comunicação informal traz
impacto negativo dentro das organizações.
Mesmo em empresas pequenas, com menos de dez funcionários,
é importante que você reforce os processos comunicacionais entre seus
colaboradores. Neste post, listamos algumas ações que você pode implementar na
sua empresa de forma simples para melhorar seus resultados:
Utilize
o e-mail corporativo
Uma forma rápida e fácil é a utilização do e-mail
corporativo como forma de agilizar a transmissão de informações. Esta é uma
solução de baixo-custo, já que existem diversas opções no mercado.
Porém você deve fazer uso consciente deste tipo de
ferramenta, utilizando-a para repassar as informações importantes. Evite encher
a caixa de entrada dos colegas com mensagens que poderiam ser trocadas com uma
rápida conversa.
Armazene
documentos na nuvem
A tecnologia permite o armazenamento de arquivos como
documentos, imagens e outros arquivos possam ser acessados pelos colaboradores
de forma ágil a qualquer momento, em qualquer lugar.
Além de não exigirem um gasto com manutenção de servidores,
estas ferramentas oferecem segurança na informação e agilizam os processos, já
que os documentos disponíveis podem ser acessados, visualizados, modificados e
criados simultaneamente por qualquer pessoa da equipe.
Mensagem
Instantânea
Aplicativos de mensagem instantânea como o Skype, trazem
facilidades e um baixo custo na implementação, caso você necessite agilizar a
comunicação entre funcionários em diferentes setores, ou em cidades diferentes.
Por meio desses aplicativos é possível fazer reuniões
remotas, reduzindo os custos com deslocamento, aumentando a disponibilidade da
equipe, que poderá se conectar independentemente do local em que estiver.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Tags:
gestão empresarialProcura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!