Buscar fidelizar o seu cliente
é um meio complexo, porém eficaz para a sua empresa se firmar em um mercado
cada vez mais competitivo e dinâmico. Em meio a um oceano de opções e com novos
produtos e serviços surgindo todos os dias, possuir uma carteira de clientes
que pensem em sua marca em primeiro lugar é uma forma de se manter sempre em
atividade.
Mas porque esta fidelização é
importante? Segundo Omar Souki, é cinco vezes mais barato fazer com que
clientes já conquistados voltem a te procurar do que sair a procura de novos
consumidores.
De acordo com dados
apresentados pela American Management Association, cerca de 65% do volume de
novos negócios das empresas pesquisadas são realizados por clientes fiéis. Além
disso, a pesquisa mostra que um dos maiores motivos para a perda de
consumidores é o descaso, ou indiferença por parte do atendimento.
Entre os motivos apontados
para a troca de fornecedores está o atendimento ruim (49%), descaso pessoal
(21%), encontrou preço mais baixo (15%) e encontrou um produto de melhor
qualidade (15%).
Conquistar o cliente é um
desafio constante, complexo e demorado, porém é importante para ampliar a
competitividade e sobrevivência no mercado para empresas de todos os tamanhos.
Separamos quatro fatores essenciais para a fidelização de clientes:
1-
Característica do produto e serviço
Apresentar produtos e serviços diferenciados, com características únicas é uma grande opção para quem busca formar uma carteira de clientes fiéis. Por isso, pesquise o que a sua concorrência oferece, confira o seu portfólio e catálogo e pense no que você pode entregar a mais para seus consumidores
2- Valorize a opinião de
seu cliente
Não basta possuir um canal de comunicação com a sua clientela. É importante estar preparado para ouvir críticas e se possível, colocar em prática estas sugestões. Além de poder atender melhor as demandas de sua clientela, você faz com que ela se sinta parte das decisões da empresa.
3- Atendimento, venda e pós-venda
Oferecer um atendimento
personalizado é um dos principais itens se você pretende fidelizar o seu
consumidor. O bom e velho e-mail pode ser uma opção, mas um telefonema, ou
entrar em contato com o cliente via WhatsApp pode ser alternativas que geram
resultados. Além disso, ter alguém na empresa para o contato direto com a
clientela pode se tornar um diferencial no atendimento, facilitando na
resolução de problemas com mais agilidade.
Outro ponto importante é o contato com o cliente após a venda ou serviço prestado, para saber como foi a experiência e em que pontos sua empresa pode melhorar.
4-
Saiba com quem está falando
Não adianta pensar em
soluções mirabolantes para melhor atender o seu cliente se você não sabe ao
certo quem ele é. Para melhor conhecer o seu cliente, você pode utilizar softwares de gestão que oferecem dados atualizados e assertivos para traçar o
perfil dos seus consumidores.
É o caso do Visual BI,
software que permitem visualizar de maneira fácil, todos os dados gerados por
sua empresa, possibilitando organizar as estratégias de seu negócio. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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