Logo Softbyte
Logo Softbyte

Dúvidas? Ligue para nossa Central de Vendas 054 3211 9799

Blog

Voltar

Categorias

Notícias

29 de agosto

A fidelização de clientes como meio de fortalecimento de sua marca

Buscar fidelizar o seu cliente é um meio complexo, porém eficaz para a sua empresa se firmar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Em meio a um oceano de opções e com novos produtos e serviços surgindo todos os dias, possuir uma carteira de clientes que pensem em sua marca em primeiro lugar é uma forma de se manter sempre em atividade.

Mas porque esta fidelização é importante? Segundo Omar Souki, é cinco vezes mais barato fazer com que clientes já conquistados voltem a te procurar do que sair a procura de novos consumidores.

De acordo com dados apresentados pela American Management Association, cerca de 65% do volume de novos negócios das empresas pesquisadas são realizados por clientes fiéis. Além disso, a pesquisa mostra que um dos maiores motivos para a perda de consumidores é o descaso, ou indiferença por parte do atendimento.

Entre os motivos apontados para a troca de fornecedores está o atendimento ruim (49%), descaso pessoal (21%), encontrou preço mais baixo (15%) e encontrou um produto de melhor qualidade (15%).

Conquistar o cliente é um desafio constante, complexo e demorado, porém é importante para ampliar a competitividade e sobrevivência no mercado para empresas de todos os tamanhos.

Separamos quatro fatores essenciais para a fidelização de clientes:

    1-    Característica do produto e serviço

Apresentar produtos e serviços diferenciados, com características únicas é uma grande opção para quem busca formar uma carteira de clientes fiéis. Por isso, pesquise o que a sua concorrência oferece, confira o seu portfólio e catálogo e pense no que você pode entregar a mais para seus consumidores

    2-    Valorize a opinião de seu cliente

Não basta possuir um canal de comunicação com a sua clientela. É importante estar preparado para ouvir críticas e se possível, colocar em prática estas sugestões. Além de poder atender melhor as demandas de sua clientela, você faz com que ela se sinta parte das decisões da empresa.

    3-    Atendimento, venda e pós-venda

Oferecer um atendimento personalizado é um dos principais itens se você pretende fidelizar o seu consumidor. O bom e velho e-mail pode ser uma opção, mas um telefonema, ou entrar em contato com o cliente via WhatsApp pode ser alternativas que geram resultados. Além disso, ter alguém na empresa para o contato direto com a clientela pode se tornar um diferencial no atendimento, facilitando na resolução de problemas com mais agilidade.

Outro ponto importante é o contato com o cliente após a venda ou serviço prestado, para saber como foi a experiência e em que pontos sua empresa pode melhorar.

    4-    Saiba com quem está falando

Não adianta pensar em soluções mirabolantes para melhor atender o seu cliente se você não sabe ao certo quem ele é. Para melhor conhecer o seu cliente, você pode utilizar softwares de gestão que oferecem dados atualizados e assertivos para traçar o perfil dos seus consumidores.

É o caso do Visual BI, software que permitem visualizar de maneira fácil, todos os dados gerados por sua empresa, possibilitando organizar as estratégias de seu negócio. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e solicite uma proposta.

 

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

Procura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!