O grande
desafio das empresas consiste em reduzir custos na produção, sem perda de
resultados. O conceito de Lean Manufacturing que consiste em reduzir o
desperdício e aumentar a produtividade e a qualidade, surgiu no Japão, na
década de 1950, mas ainda hoje é uma meta a ser incorporada pelas empresas
visando à indústria 4.0.
O modelo
japonês é resultado do trabalho de eliminação de atividades que não agregam
valor ao processo, desenvolvido pela Toyota. A renomada empresa fez dessa
filosofia seu impulsionador que a colocou entre as principais indústrias
automotivas do mundo, saindo de um cenário pós-guerra, com economia nacional
debilitada e uma escala de produção de cerca de 1000 veículos por mês. Diante
dessas circunstâncias, aumentar a produção se tornava inviável, pois impactaria
na falta de mercado para o produto. O conceito de manufatura enxuta,
então, proporcionou a eliminação de atividades desnecessárias e o incremento
das que agregam valor final ao cliente. Mas como colocar isso em prática? Veja
5 passos:
1 - Foco na
vivência digital
Para que os
processos fluam de forma linear e contínua, é importante assegurar que as
atividades de funcionamento da empresa possam ser constantemente monitoradas e
que possíveis problemas sejam detectados e gerenciados imediatamente. Para que
isso aconteça você precisa prover sua empresa de uma vivência digital, em que
os processos sejam digitalizados e assim mais visíveis.
O
monitoramento constante evita perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro.
Por isso, saber o que está acontecendo, com detalhes do andamento das
operações, é fundamental e o meio digital é a ferramenta para colocar esse
conceito em prática.
2- Controle
de estoque
Não é
novidade que para se destacar no mercado é preciso manter estoque suficiente
para suprir a demanda. Mas, para essa organização é necessário primeiro
conhecer qual é a diligência.
Investir em
software de controle do estoque é uma necessidade primordial. Através desses
programas, você torna esse processo efetivo e economiza tempo e dinheiro.
3 –
Qualidade é o diferencial
Desde os
primórdios da indústria, a qualidade do produto é um dos itens mais visado para
a garantia de clientes. Por isso, o setor de qualidade precisa estar munido de
ferramentas que permitam detectar problemas e a rápida tomada de soluções.
4 -
Melhoria contínua
Outro ponto
que a empresa deve focar é na melhoria contínua. O avanço da indústria impõe o
progresso das técnicas de produção também, ou seja, se hoje está bom, é hora de
buscar aprimoramento! Antecipar aos problemas pode ser fundamental para a
empresa que quer crescer.
5 -
Tudo isso em um mesmo ambiente
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