Com a economia instável e o país tentando se reorganizar em um cenário mais otimista em relação à pandemia, a projeção é de que 2022 ainda seja um ano de retomada para o empreendedorismo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou que, desde o primeiro semestre de 2021, houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país, o número mais alto registrado desde 2015. Por isso, selecionamos cinco dicas para quem pretende iniciar essa jornada.
1 – Conheça o mercado
Empreender pode ser visto como uma libertação da carteira assinada, escala de horários diferenciada e o começo da construção de um sonho, mas jamais pode ser encarado como uma aventura. Quem pretende empreender, precisa conhecer o terreno onde está se instalando. Para isso, pesquise a concorrência: serviços oferecidos, preço, localização, canais de relacionamento com os clientes e defina qual é o público que você pretende alcançar.
2 - Teste antes
Após definir o público-alvo, é hora de garantir que seu produto, ou serviço, tenha aceitabilidade. De acordo com o Sebrae, a ideia que se pretende transformar em um empreendimento precisa ser testada antes da estrutura do negócio ser montada. Fazer esse exercício, ainda que com um grupo de avaliadores pequeno e íntimo, como amigos e familiares, ajuda o empreendedor a enxergar lacunas que podem ser solucionadas antes do lançamento, ou seja, antes de se tornarem um problema.
3 – Organize as finanças
Não basta uma boa ideia ou capital inicial para investir. Organizar as finanças é uma parte burocrática, porém, indispensável do processo. O planejamento financeiro passa pela projeção de despesas e de receitas, margem de lucro, gastos com tributos, fontes de recursos para novos investimentos e fluxo de caixa. Para isso, o conselho é, desde o início, separar as contas de pessoa física e jurídica. Isso garante uma clareza maior do processo.
4. Divulgue desde o início e sempre
O primeiro passo para ser conhecido é divulgando. Estabeleça estratégias permanentes para isso, considerando que o ideal é a fidelização dos clientes que atrairão novos clientes e isso é um processo constante. Então, após os primeiros trabalhos surgirem, não abandone suas estratégias de divulgação.
5 – Tenha controle sobre os processos
Uma ótima ferramenta para tornar todos os processos mais facilitados é o Força de Vendas que a Softbyte dispõe. O software emite orçamentos e pedidos, além de permitir efetuar registros de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), registro da localização geográfica do cliente, oportunidades de negócio, bem como incluir novos clientes nos cadastros.
Esses sistemas podem automatizar as vendas, as operações e os processos — como os de marketing, de finanças e de atendimento ao cliente. Tudo isso utilizando as informações armazenadas no banco de dados do varejista, tanto pelo registro automático das vendas no momento em que elas são feitas no caixa, quanto pela inserção manual pelos setores integrados à ferramenta.
Além disso, pra o comércio varejista, a Softbyte possui soluções de frente de caixa e emissão de notas fiscais eletrônicas para consumidor final, além de total integração com o Sped Fiscal. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e confira mais detalhes.
Autor: Softbyte
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