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18 de janeiro

5 dicas para definir o seu diferencial competitivo

Em um mercado competitivo, atrair a atenção do público e transformá-los em clientes fiéis é o sonho de todo o empresário. Uma boa saída é apostar no diferencial de sua empresa para os seus concorrentes. Muitas vezes, porém, é difícil para o empreendedor descobrir os pontos fortes de seus produtos e serviços e o que ele oferece de melhor para seus consumidores.

Ter os melhores preços, a entrega mais rápida ou um atendimento personalizado não necessariamente são diferenciais competitivos. Isso porque o cenário pode mudar caso sua concorrência passe a trabalhar com margens menores de lucro, o seu empreendimento cresça demais ou outros fatores passem a atrapalhar a sua produção.

O diferencial competitivo de uma empresa precisa ser único, não copiável facilmente, sustentável, superior aos concorrentes e aplicável a diversas situações.

Para estabelecer o grande diferencial competitivo de sua empresa é preciso sentar e planejar. Busque os pontos fortes e fracos de sua empresa, faça pesquisas de mercado e análise dos concorrentes e colete dados e informações sobre o setor no qual você está inserido.

Confira algumas dicas que separamos para auxiliá-lo na busca pelo seu diferencial:

Conheça seu empreendimento

Talvez a dica mais importante seja a de conhecer profundamente o seu negócio. Você precisa ser um expert em sua área de atuação e uma referência para outros empreendedores. Por isso estude a fundo tudo sobre o seu mercado, concorrência, novas tecnologias e os problemas que afetam os seus clientes e as soluções que possam ser oferecidas.

Crie algo único

Ser pioneiro e desbravar o mercado não é tarefa fácil, porém é um dos grandes diferenciais competitivos que a sua empresa pode oferecer. Identificar oportunidades ou necessidades não solucionadas em seu setor é uma das melhores formas de sair na frente de seus concorrentes e conquistar novos clientes.

Gere confiança

A experiência do cliente é fundamental. Demonstre preocupação, ofereça sempre a melhor qualidade e busque criar laços afetivos. Os consumidores criam um relacionamento de confiança a partir de um histórico de interações com a marca. Por isso, se o seu cliente teve boas experiências anteriores, a possibilidade de voltar a fechar novos negócios e indicar a sua empresa para conhecidos é maior.

A equipe é importante

Uma equipe de profissionais motivada é um dos principais pontos para a sua empresa se diferenciar no mercado. Busque um time capacitado e ofereça incentivos para que trabalhem em sua capacidade máxima.

Utilize tecnologia

Para auxiliá-lo a descobrir o seu diferencial, analisar os dados de sua empresa é fundamental. Para isso, você pode utilizar softwares como o Visual BI, que apresenta relatórios com informações estratégicas de sua empresa em tempo real. Entre em contato conosco e solicite mais informações.

Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial

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