Em um mercado competitivo,
atrair a atenção do público e transformá-los em clientes fiéis é o sonho de
todo o empresário. Uma boa saída é apostar no diferencial de sua empresa para
os seus concorrentes. Muitas vezes, porém, é difícil para o empreendedor
descobrir os pontos fortes de seus produtos e serviços e o que ele oferece de
melhor para seus consumidores.
Ter os melhores preços, a
entrega mais rápida ou um atendimento personalizado não necessariamente são
diferenciais competitivos. Isso porque o cenário pode mudar caso sua
concorrência passe a trabalhar com margens menores de lucro, o seu
empreendimento cresça demais ou outros fatores passem a atrapalhar a sua
produção.
O diferencial competitivo de
uma empresa precisa ser único, não copiável facilmente, sustentável, superior
aos concorrentes e aplicável a diversas situações.
Para estabelecer o grande
diferencial competitivo de sua empresa é preciso sentar e planejar. Busque os
pontos fortes e fracos de sua empresa, faça pesquisas de mercado e análise dos
concorrentes e colete dados e informações sobre o setor no qual você está inserido.
Confira algumas dicas que
separamos para auxiliá-lo na busca pelo seu diferencial:
Conheça seu empreendimento
Talvez a dica mais importante
seja a de conhecer profundamente o seu negócio. Você precisa ser um expert em
sua área de atuação e uma referência para outros empreendedores. Por isso
estude a fundo tudo sobre o seu mercado, concorrência, novas tecnologias e os
problemas que afetam os seus clientes e as soluções que possam ser oferecidas.
Crie algo único
Ser pioneiro e desbravar o
mercado não é tarefa fácil, porém é um dos grandes diferenciais competitivos
que a sua empresa pode oferecer. Identificar oportunidades ou necessidades não
solucionadas em seu setor é uma das melhores formas de sair na frente de seus
concorrentes e conquistar novos clientes.
Gere confiança
A experiência do cliente é
fundamental. Demonstre preocupação, ofereça sempre a melhor qualidade e busque
criar laços afetivos. Os consumidores criam um relacionamento de confiança a
partir de um histórico de interações com a marca. Por isso, se o seu cliente
teve boas experiências anteriores, a possibilidade de voltar a fechar novos
negócios e indicar a sua empresa para conhecidos é maior.
A equipe é importante
Uma equipe de profissionais
motivada é um dos principais pontos para a sua empresa se diferenciar no
mercado. Busque um time capacitado e ofereça incentivos para que trabalhem em
sua capacidade máxima.
Utilize tecnologia
Para auxiliá-lo a descobrir o
seu diferencial, analisar os dados de sua empresa é fundamental. Para isso,
você pode utilizar softwares como o Visual BI, que apresenta relatórios com
informações estratégicas de sua empresa em tempo real. Entre em contato conosco
e solicite mais informações.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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