Muitas pequenas e médias
empresas são eficientes em sua produtividade e nas tarefas do dia-a-dia, porém
são ineficazes nas tomadas de decisão a médio e longo prazo. Algumas técnicas
administrativas, como o planejamento estratégico podem auxiliar o pequeno
empresário a solucionar estas deficiências e competir com as grandes, que
conhecem os benefícios e os utilizam como uma ferramenta gerencial.
Entre os benefícios em montar
um planejamento estão: a maior integração entre os executivos; a definição de
objetivos e políticas; pensamento no futuro; obtenção e aplicação de recursos
necessários para atingir um objetivo; proporcionar padrão de desempenhos mais
fáceis de controlar; adotar ações corretivas caso os resultados não sejam
satisfatórios, entre outros.
Muito mais do que o conjunto
de Missão, Visão e Valores, o planejamento estratégico detalha como a empresa
vai atuar em vários níveis, definindo a razão da existência do empreendimento,
projeções a longo prazo e metas.
O objetivo do planejamento estratégico é o de
padronizar a cultura organizacional, buscando padronizar algumas ações e
evitando com que problemas semelhantes sejam solucionados de forma totalmente
diferentes.
As fases para a elaboração de
um planejamento estratégico podem ser divididas em concepção, análise,
elaboração, implantação e avaliação. Confira os detalhes de cada uma abaixo.
Concepção
É fase inicial e aqui devem
ser definidos os famosos Visão, Missão e Valores da sua empresa, ou seja, os
diferenciais e as crenças dos fundadores buscando um norte de onde quer chegar
e por que caminhos seguir. Para isso, você pode iniciar respondendo algumas
questões como:
- Qual a razão da empresa
existir no mercado? (Missão)
- Como a empresa será vista e
reconhecida? (Visão)
- De que forma a sua empresa
pode contribuir para o mercado ou comunidade em que está inserida? (Valores)
Análise
Analise a situação atual do
negócio e o ambiente no qual a sua empresa está inserida. Esta fase é
importante para ter uma noção do cenário atual e para uma prospecção do futuro,
reconhecendo oportunidades e se adiantando a possíveis ameaças.
Para isso, faça um estudo
tanto o ambiente externo (fatores políticos, econômicos, sociais e
tecnológicos), quanto o interno (pontos fortes e fracos, recursos e
competências).
Elaboração
Após analisar o cenário, o
empresário pode definir o ponto de partida, estabelecimento limites para a sua
área de atuação, conforme os recursos disponíveis. Procure estabelecer
possíveis clientes, amplitude geográfica e escolhendo tecnologias para atingir
os objetivos. Procure também pensar em metas a curto, médio e longo prazo, e
estratégias de como alcançá-los.
Defina também, nesta fase, qual
é o seu produto ou serviço e qual é o benefício que ele tem para o seu
consumidor.
Implantação
É a fase para executar o seu
planejamento estratégico e levar adiante o cumprimento da missão e realização
da visão de futuro da empresa. Nessa fase, você deve realizar o monitoramento
das ações, verificando se as metas estão sendo alcançadas.
Para isso, estipule alguns
indicadores para conferir os resultados da empresa. Os indicadores podem ser
financeiros, de número de clientes, processos internos, qualidade, aprendizado,
satisfação, entre outros.
Avaliação
Nesta fase, é preciso medir e
avaliar o desempenho das estratégias elaboradas e realizadas, comparando-as com
as referências previstas inicialmente. Caso os resultados estejam abaixo do
esperado é necessário entender os motivos, avaliar se os indicadores
estabelecidos foram adequados para a realidade do mercado em que a empresa está
inserida e buscar novas estratégias.
Caso o resultado seja
positivo, é importante divulgar positivamente, estimulando a equipe a buscar
novos desafios.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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