Um bom relacionamento com o
cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio, melhorando as
oportunidades de vendas e trazendo maior segurança tanto para o empreendedor
quanto para consumidor de seus produtos ou serviços.
Ao conhecer o seu público-alvo
e entender suas preferências, é possível estipular objetivos, estratégias e
investimentos necessários para expandir sua atuação e abrir novos mercados, ao
melhorar a experiência do consumidor com a sua marca.
Confira algumas dicas para melhorar o relacionamento com o
cliente
Entenda o seu público
Entender quem é o seu cliente,
porque ele procura o seu serviço e o que ele acha da concorrência, além de ter
dados sobre suas preferências de consumo, faixa de renda, escolaridade, entre
ouras informações auxiliam a traçar o perfil do consumidor e possibilitar o
desenvolvimento de seu planejamento.
Dessa forma, você pode definir
estratégias para estreitar o relacionamento com seus clientes, como soluções de
comunicação, atendimento ou opções de pagamento.
Comunicação
Este é um aspecto que fortalece o bom relacionamento. Porém
não é suficiente apenas criar canais, é preciso personalizar de acordo com as
necessidades de cada cliente.
Você pode otimizar a comunicação via telefone, e-mail,
mídias sociais, ou WhatsApp, mas é importante entender como cada cliente reage
a cada canal.
Qualidade
Não importa se você tenha um
produto superior aos seus concorrentes, ou o melhor custo benefício do mercado
se você não mantiver uma comunicação de qualidade, com objetivo de fidelizar
seus clientes. Por isso, tenha um atendimento que consiga passar informações
precisas aos clientes, com pessoas que possam sanar as dúvidas dos
consumidores.
Além disso, apostar no pós-venda, ouvindo o feedback do cliente é importante para corrigir possíveis falhas que possam ter ocorrido durante a venda.
A
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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