![Logo Softbyte](https://softbyte.com.br/wwwroot/assets/img/logo-capa.png)
![](https://softbyte.com.br/wwwroot/assets/img/720.gif)
A ética empresarial não pode
ser apenas uma palavra dentro do conjunto de Missão, Valores e Missão de uma
empresa. Deve ser levada em consideração na hora da tomada de decisões como
forma de manter a confiança do público e a reputação da empresa.
Em seu conceito, a ética é um
conjunto de regras e preceitos de valores morais que guia as interações
humanas. No ambiente empresarial, ela leva em conta as relações entre a
organização com diversos campos com quais se relaciona, seja funcionários,
acionistas, fornecedores, concorrência, comunidade e meio ambiente.
Dentro de uma realidade de
mercado cada vez mais competitiva, os consumidores buscam empresas com
diferenciais. Nessa disputa, muitas vezes o cliente não considera apenas do
valor do produto e serviço, mas também o modo com que a empresa se porta
perante a sociedade, demonstrando valores como respeito, honestidade,
responsabilidade, confiança, eficiência, entre outros.
Dessa forma, muitas
organizações vêm apostando na introdução de “Códigos de Ética Empresariais”,
como forma de padronizar o comportamento de colaboradores e conquistar
clientes. Entre as vantagens de um código de ética, segundo o autor francês
Samuel Mercier:
- Ajuda a difundir elementos
da cultura organizacional
- Melhora a reputação da empresa
- Oferece proteção e defesa
contra processos judiciais
- Melhora o desempenho da
empresa
- Melhora o comportamento de
subordinados (honestidade e fidelidade)
- Cria um clima de trabalho
integral e de perfeição
- Estimula comportamentos
positivos
- Ajuda a satisfazer as
necessidades dos investidores
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Tags:
gestão empresarialProcura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!