Toda empresa que pretende se
destacar no mercado deve buscar encontrar vantagens competitivas que a
diferencie de seus concorrentes. Esta diferenciação pode ser benefícios
percebidos pelos clientes na compra de produtos ou serviços, agregando valor
para a sua marca.
A vantagem competitiva é o que
diferencia a sua empresa de seu concorrente, podendo estar no preço, design do
produto, posição de mercado, simpatia pela marca, desempenho da equipe,
logística, eficiência operacional, entre outros.
Em geral, você pode se
diferenciar de seus concorrentes buscando uma liderança de custos no seu
segmento, ou se diferenciando em um aspecto específico do setor.
Na liderança de custos, a empresa busca reduzir seus custos de
produção e distribuição para oferecer preços baixos aos seus clientes,
diferenciando-se de seus clientes para obter uma parcela maior do mercado. Esse
tipo de estratégia é mais utilizado em segmentos como commodities e necessita de investimentos para que não haja perdas
na qualidade do produto.
A liderança por diferenciação consiste em obter um desempenho maior
em uma área importante da organização, oferecendo ao cliente um produto ou
serviço diferenciado. Nesse caso, por exemplo, você pode ser líder em design,
qualidade, estilo, relacionamento com o cliente, ou assistência técnica.
Importante salientar que a empresa deve focar em alguns pontos, já que não é
possível ser líder em todas as frentes.
Confira alguns exemplos de vantagens competitivas:
Preço e qualidade: Promoções
e preços mais baixos do que a concorrência geralmente chama a atenção do
público, mas para isso, é preciso reduzir os seus custos para não comprometer a
qualidade de seus produtos ou serviços. Aliar estes dois fatores são de suma
importância para qualquer organização e exige esforços e investimentos.
Colaboradores: Ter
colaboradores alinhados às tendências do mercado e motivados são vantagens para
sua empresa, influenciando na produtividade, no contato com clientes, na
inovação dentro da empresa e em outros fatores.
Relacionamento com Cliente: O relacionamento com o cliente é outro diferencial para a sua empresa. Possuir um atendimento que possa resolver problemas de forma rápida e assertiva é essencial para demonstrar a eficiência de sua empresa.
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Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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