As evoluções tecnológicas e as mudanças cada vez mais frequentes em modelos de negócios consolidados são alguns dos motivos para que as empresas necessitem se adaptar constantemente a novas realidades. Não basta mais ao gestor seguir o fluxo. É preciso antecipar-se a algumas mudanças para que a organização esteja preparada para guinadas no mercado.
Mas a antecipação não pode ser
realizada apenas pela intuição do gestor. Não existem bolas de cristais que
vislumbram o futuro. É preciso realizar um planejamento estratégico, levando em
conta dados concretos e análise de diversos cenários.
A principal função da análise
de cenários é a de contextualizar a realidade em que a empresa está inserida,
tanto interna quanto externamente, identificando fatores que possam influenciar
o mercado no futuro. Isso possibilita uma visão mais clara do cenário atual,
permitindo uma tomada de decisão fundamentada e mais precisa.
De acordo com Peter Schwartz,
em seu livro Surpresas Inevitáveis, existem alguns cenários que as empresas
devem levar em conta na hora de traçar seus planejamentos estratégicos, como
mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais., clima
econômico, condições legais e políticas e acontecimentos internacionais que
possam modificar o mercado.
Gostou
das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail: softbyte@softbyte.com.br e nos siga nas nossas páginas do
Facebook e Linkedin.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
Tags:
gestão empresarialProcura mais informações? Entre em contato pelo formulário abaixo!