Analisar
o mercado e estabelecer metas a serem alcançadas é fundamental para o
planejamento estratégico de qualquer empresa. Porém, para que sejam alcançados
resultados eficazes, é preciso conhecer profundamente os pontos fortes e fracos
do seu negócio.
Uma
ferramenta útil para a formulação de suas estratégias, a matriz SWOT foi criada
na década de 60, o método significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas),
Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). O conceito também é
conhecido como matriz FOFA, na tradução em português,
Entenda
cada uma delas a seguir:
Força
Para
responder a este campo, você deve pensar no que a sua empresa se destaca em
relação à concorrência. Para definir a força de seu negócio, pense em quais
atividades você realiza melhor, quais as vantagens competitivas, o nível de
engajamento do cliente e os recursos.
Fraquezas
Aqui
você deve levar em conta os detalhes que influenciam negativamente a sua
empresa e que prejudicam o desenvolvimento de seu negócio. Quais os pontos fracos
internos? Quais as lacunas? A mão de obra está qualificada e é suficiente?
Analise
as suas fraquezas de forma isolada e busque formas de corrigir ou minimizar
estes erros.
Oportunidades
Estas são algumas
oportunidades externas que podem influenciar positivamente a sua empresa. Podem
ser mudanças na legislação, ou o lançamento de novas tecnologias que podem
modificar o. Para identificar e fazer previsões, é preciso fazer pesquisas e
estar atualizado com tendências.
Ameaças
São eventos que tem influencia
negativa sobre o seu negócio, dependendo também de fatores externos. Assim como
as oportunidades, as ameaças podem envolver mudanças na legislação, entrada de
novos concorrentes, escassez de mão de obra, entre outros.
Autor: Softbyte SIstemas de Gestão Empresarial
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